9 Dicas para desfrutar do verão e preservar a juventude da sua pele
Cuidados de Pele
9 Dicas para desfrutar do verão e preservar a juventude da sua pele

O creme de dia com filtro solar é um cuidado básico de prevenção antirrugas e antimanchas para usar durante todo o ano. No verão, o sol está mais presente e convém reforçar a proteção com outras medidas.

A maioria das pessoas só se preocupa com a proteção solar na praia, mas o sol é o mesmo na cidade, no campo ou numa esplanada. E é um facto, comprovado cientificamente, que os raios solares destroem o “capital de juventude” da pele. Trata-se de um processo lento e cumulativo, mas basta comparar a cor e a textura do rosto com a parte interna do braço, por exemplo, para perceber que o grau de envelhecimento da pele se mede mais em horas de sol acumuladas do que em anos de idade. Saiba como, quando e porquê deve ter o máximo cuidado.

1. O creme de dia para o rosto deve oferecer proteção anti UVB-UVA elevada: um FPS 30 previne eficazmente rugas, manchas e flacidez no dia-a-dia. Aplique-o também no pescoço e decote.

2. Idealmente, o creme de mãos e o bálsamo protetor para os lábios também devem conter filtros solares.

3. O sol estimula a oxidação – uma alteração química que envolve o oxigénio presente na atmosfera e envelhece as células da pele, do mesmo modo que escurece o interior das maçãs, a prata ou o ferro. Os atuais cremes de rosto oferecem proteção antienvelhecimento dupla: ingredientes antioxidantes + filtro solar.

4. Cuidado com situações de falsa segurança: perto do mar ou à beira-rio, num dia nublado ou com vento, a sensação de frescura disfarça a intensidade do sol, mas o perigo existe, principalmente entre as 12 e as 16 horas.

5. Quase ninguém vai passear no campo com o objetivo de se bronzear. Contudo, o sol é o mesmo da praia e a intensidade dos raios UV até aumenta com a altitude. Proteção solar obrigatória.

6. Quanto aos toldos e guarda-sóis, a densidade do material é importante: a lona é mais segura do que um tecido fino, e uma sombrinha de palha protege melhor do que um guarda-sol semitransparente. As cores escuras são mais eficazes para barrar os raios UV do que as cores claras.

7. Se usar autobronzeadores, lembre-se de que a cor obtida com estes produtos é artificial. Não dispense o seu creme de dia com FPS 30.

8. Coma fruta e legumes da época, frescos, pois contêm muitas vitaminas e outros ingredientes antioxidantes que ajudam a pele a defender-se dos danos solares.

9. De dia, proteger; à noite, descansar e reparar. O creme de noite é essencial para rehidratar a pele e estimular a capacidade natural de regeneração das células.

  • beauty secrets,
  • pele

Porque você merece saber tudo sobre cabelos

Subscrever newsletter
Sabia? Proteger a sua pele do sol é protegê-la do envelhecimento
Cuidados de Pele
Sabia? Proteger a sua pele do sol é protegê-la do envelhecimento

O sol é o pior inimigo da juventude da pele. Mesmo sem ir à praia, a simples exposição aos raios solares no dia-a-dia, sem proteção, já acelera o envelhecimento. Para evitar rugas e manchas e preservar toda a sua beleza, proteja o rosto com um creme de dia com filtro solar.

Já deve ter ouvido falar do fotoenvelhecimento, mas sabe o que significa a palavra? É o envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV) do sol. Difere do envelhecimento cronológico (o natural, próprio da passagem dos anos), porque aqui é a luz solar que danifica e altera a estrutura normal da pele, independentemente da idade. É um dado científico: cerca de 80% dos primeiros sinais do envelhecimento que vemos foram causados pelo sol. A boa notícia é que podemos preservar a frescura e a juventude da pele com alguns cuidados protetores.


UV: zoom sobre o inimigo

Os raios UVB causam as queimaduras. Mais intensos no verão, são eles que nos levam a usar protetor solar na praia! Mas não podemos esquecer os UVA, que sem se fazerem sentir (não aquecem, nem queimam) têm uma intensidade constante ao longo de todo o ano. Atuam mais profundamente do que os UVB, desidratam e destroem as fibras de colagénio e de elastina que sustentam a derme. É assim que causam rugas, manchas e flacidez precoce, anos antes de nos apercebermos do resultado! Daí a importância de apostar na prevenção, protegendo a pele do sol, diariamente, todo o ano.


Os cremes de dia com proteção solar são úteis?

Sim, claro, um creme de dia com fator de proteção solar (FPS, que especifica o índice de proteção do filtro) é o seu melhor aliado contra o fotoenvelhecimento, pois reforça o cuidado diário da pele com um filtro solar para proteção ambiental. Não é prático nem aconselhável aplicar um protetor solar de uma gama de praia no dia-a-dia, por isso as boas marcas de cosmética já incorporaram filtros solares nas fórmulas dos seus cuidados de rosto. O ideal é um FPS 30, com largo espetro de proteção (filtros UVB e UVA). Complemente com um chapéu e uns óculos de sol ou refugie-se sob um guarda-sol à hora do almoço, e desfrute da luz do sol sem envelhecer o seu rosto.


SINAIS DE FOTOENVELHECIMENTO

- Manchas castanhas e sardas no rosto, decote e mãos;
- Bronzeado menos luminoso e uniforme de ano para ano;
- Aumento das rugas na testa e no contorno dos olhos (rugas de franzir o rosto);
- Lábios sempre secos, com pequenas rugas à volta.

  • beauty secrets,
  • pele,
  • pele
  • apelemerece