Comichão: causas e tratamentos
Cabelos
Comichão: causas e tratamentos

A caspa vem geralmente acompanhada de comichão e, se a caspa é, por si só, irritante, a comichão é verdadeiramente esgotante.
Mas porque sentimos comichão na cabeça?
Hoje, a causa da comichão é um ciclo vicioso composto por dois elementos:

Primeiro, uma produção excessiva de sebo: que pode ser induzida por um estado de stresse.
Segundo, uma proliferação excessiva de um fungo semelhante à levedura (malassezia): bactérias completamente inofensivas desde que a sua quantidade esteja controlada.

Estas bactérias estão presentes naturalmente no couro cabeludo, alimentando-se de sebo. Assim sendo, quanto mais sebo houver, mais a levedura se desenvolve e mais ácidos gordos irritantes serão libertados no nosso couro cabeludo. É aqui que começa a comichão!

Coçar-nos o dia inteiro irrita ainda mais o couro cabeludo, fazendo com que caiam ainda mais flocos de caspa na nossa roupa, o que nos leva a coçar ainda mais: o ciclo vicioso tem que terminar rapidamente.

A Regra de Ouro para lidarmos com a comichão é agir rapidamente: no duche, massajar suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos (evitar sempre coçar com as unhas...!) e não enxaguar o cabelo com água quente. Devemos usar diariamente uma loção refrescante sempre que precisarmos de reduzir a comichão e, por fim, evitar o uso regular e repetitivo de acessórios que impeçam a nossa cabeça de respirar.

Se seguirmos estas simples regras e escolhermos um bom shampoo anticaspa, iremos manter a comichão longe do couro cabeludo.

A gama Phytoclear da L'Oréal Paris contém a dose perfeita de óleos essenciais e Octolomina, um ingrediente ativo anticaspa para que esta faça parte do passado!

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais