10 MITOS DO CRESCIMENTO CAPILAR... VERDADEIRO OU FALSO?
Dream Long
10 MITOS DO CRESCIMENTO CAPILAR... VERDADEIRO OU FALSO?

Facto ou fábula? Se se interessa minimamente pela beleza, sabe que as falsidades sobre crescimento capilar são inúmeras. Embora estejamos doidas por atingir o comprimento da Rapunzel, sabemos que algumas das dicas mais populares (e falsas) devem ser desmascaradas. Continue a ler para se proteger contra os rumores sobre crescimento mais enganadores que andam por aí:

Todo o cabelo cresce ao mesmo ritmo
Falso. Não exatamente: mesmo que, em média, o cabelo Europeu cresça 1 centímetro por mês, está provado que, quanto maior o diâmetro, mais rápido é o crescimento. Ao mesmo tempo, vários estudos têm observado algumas diferenças em todo o mundo. Assim, na China, o cabelo (que tende a ser mais espesso) cresce cerca de 1,23 centímetros por mês, enquanto que em Africa cresce menos de 1 cm (0,84 para ser precisa!).

Cortar regularmente o cabelo acelera o crescimento capilar
Falso. Esqueça esta lenda de uma vez por todas: cortar não tem qualquer influência no crescimento. Nem a lua cheia, nem qualquer outro momento do ano! O cabelo cresce a partir da raiz e tudo acontece apenas 4 milímetros abaixo do couro cabeludo. No entanto, dito isto, até mesmo um leve corte das suas pontas pode alterar significativamente o aspeto do seu cabelo. Quando bem feito (recomendamos cortes de 1-4 cm para se livrar das pontas danificadas), o seu cabelo pode parecer mais volumoso no fundo e proporcionar a ilusão de cabelo mais longo e volumoso. Tecnicamente, pode ter menos cabelo após o corte mas pode ser algo realmente revitalizante para o seu look.

Massajar o seu couro cabeludo é benéfico
Verdadeiro. A massagens conduzem à aceleração da microcirculação sanguínea, o que reforça a força e elasticidade da fibra capilar, assim como causa um microespessamento da cutícula. Para ser clara, o cabelo não cresce mais rápido mas fica com melhor qualidade. A melhor rotina: massagens do couro cabeludo de 3 minutos, tantas vezes quanto possível, com base em compressões, toques suaves e passagens com as pontas dos dedos. Faça disto um evento e use um óleo perfumado para estimular o couro cabeludo e proporcionar um relaxamento suavizante ao mesmo tempo.

Para otimizar o crescimento, deve comer ovos, avelãs e pêra-abacate
Verdadeiro. A nutrição tem um papel central no regular funcionamento dos folículos capilares, que são muito sensíveis a deficiências nutritivas. A ausência de vitaminas vitais pode causar um abrandamento significativo do crescimento do seu cabelo. O nosso conselho: assegure-se que está atenta ao seu prato e beneficie a alimentação que o seu cabelo pede. O menu: Cereais integrais, gemas de ovo e pêra-abacate para a sua fatia de vitamina B (em particular B8 e B5), lentilhas, quinoa, frango e salmão para os aminoácidos, marisco e cacau para os minerais e peixes gordos, amêndoas, avelãs e nozes para os lípidos.

Quanto mais cortar o cabelo comprido, mais forte ele fica
Falso. Similar o mito que falámos acima, existe outro rumor a circular que diz que eliminar as pontas danificadas tem um efeito reparador no resto da haste capilar.

Existem produtos para fazer o seu cabelo crescer mais rapidamente
Verdadeiro... e Falso. Parece complicado? Deixe-nos explicar. Existem alguns medicamentos tópicos, como minoxidil ou finasterida, que comprovadamente abrandam a perda de cabelo (a maioria em homens com calvície ou pessoas com alopecia) ao aumentar o fluxo sanguíneo para os folículos e tornando a fibra mais espessa. Mas estes não funcionam para toda a gente e podem ser muito trabalhosos. E, ao interromper a utilização, qualquer recrescimento que tenha ocorrido irá desaparecer. Para sermos claros, estes medicamentos não são, de nenhum modo, uma solução mágica para lhe dar os cabelos de sereia com que sonha. Em termos de formas mais regulares de cuidado capilar, como champôs, condicionadores e tratamentos, o máximo que estes conseguem é proporcionar o melhor ambiente para incentivar o crescimento capilar. Ao manter o seu cabelo e couro cabeludo saudáveis e nutridos, irá sentir menos quebra, o que pode ajudar a fazer crescer o seu cabelo mais forte e mais longo. Isto é especialmente relevante ao usar ferramentas de calor. Utilizar um protetor de calor como Elvive Dream Long Stop Corte é crítico para interromper o processo da quebra.
Como pode ver, o tema não é simples - o que opta por aplicar no seu cabelo pode ter impacto. No entanto, temos 100% de certeza que não existe qualquer produto na Terra que possa proporcionar um crescimento extra do dia para a noite.

Independentemente do que fazemos, há sempre algum cabelo que cai todos os dias
Verdadeiro. Entre 80 e 100 cabelos "mortos" (na fase telógena) caem naturalmente todos os dias, com ligeiras acelerações durante algumas alterações sazonais. Embora, por vezes, o chão da sua casa de banho possa ficar assustador, não há motivo de preocupação, uma vez que esta quantidade de cabelo faz parte do ciclo capilar normal e está programado geneticamente. Para sua informação, o ciclo de vida médio do cabelo varia entre 3 anos, para homens, e aproximadamente mais de 4 anos, para mulheres.

Quanto mais comprido for o cabelo, mais pesado fica e mais cai.
Falso. A ancoragem do cabelo ao couro cabeludo é muito sólida, mesmo quando o seu cabelo é comprido, espesso e denso. Na verdade, pode aguentar um peso de 12 toneladas. Portanto, não se preocupe em fazer crescer muito os seus comprimentos - o seu couro cabeludo aguenta!

Alguns hábitos podem enfraquecer o seu cabelo
Verdadeiro. Cuidado com o cabelo partido! Para evitar perder cabelos que não precisa de perder, evite atá-lo atrás demasiadas vezes e com demasiada força, evite alisar a mesma madeixa demasiadas vezes e tenha cuidado com a sua técnica de brushing, especialmente com escovas com cerdas sintéticas. Ser demasiado bruta com o seu cabelo aumenta a fricção, o que pode danificar a fibra. Por fim, tenha cuidado com a coloração repetida - especialmente ao processar o cabelo com lixívia.

Com a idade, o cabelo não cresce tão bem
Verdadeiro. À medida que envelhecemos, podem observar um prolongamento da fase de repouso dos folículos capilares e um encurtamento da sua fase ativa. Para sermos claros, a quantidade de cabelos não diminui exatamente mas a produção de cabelo é mais lenta. Adicionalmente, podemos observar o refinamento progressivo da fibra. Assim, com tudo ao mesmo tempo, sentimos o efeito muito desagradável de ter menos volume.

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais