Porque você merece saber tudo sobre Cabelos

OS BENEFÍCIOS DE MASSAJAR O SEU COURO CABELUDO

OS BENEFÍCIOS DE MASSAJAR O SEU COURO CABELUDO
Dream Long
OS BENEFÍCIOS DE MASSAJAR O SEU COURO CABELUDO

Não precisamos de exaltar as conhecidas virtudes da massagem - Kobido, tailandesa, japonesa ou africana - seja para relaxar os músculos após um treino intenso, relaxar as costas após termos ajudado uns amigos nas mudanças no último fim de semana ou simplesmente para eliminar o stress derivado do nosso estilo de vida e excessos ocasionais. A escolha de técnicas e benefícios da massagem é bastante ampla.

Mas sabia que a massagem ao couro cabeludo que recebe do seu cabeleireiro favorito após a lavagem não se destina apenas ao relaxamento?

O couro cabeludo, uma área bem irrigada por pequenos vasos sanguíneos

Tal como toda a superfície da nossa pele, o nosso couro cabeludo é irrigado por uma rede extremamente densa de pequenos vasos sanguíneos e capilares interligados. A função desta rede superficial, que irriga a derme e a hipoderme, é transportar os nutrientes necessários a cada folículo capilar para que estes sejam saudáveis e para incentivar o crescimento do cabelo. Cada unidade de produção, cada bolbo capilar, encontra-se rodeado por um vaso, formando uma enseada protetora que serve cada bolbo. Desta forma, os numerosos nutrientes e, particularmente, os aminoácidos, a partir dos quais é formada a queratina, a principal proteína do cabelo, conseguem provir diretamente da nossa nutrição para cada unidade de produção de cabelo, um órgão autónomo que se liga com outros para formar as fibras, que são um componente essencial do cabelo.

Ter os folículos saudáveis e bem nutridos é essencial para manter a boa forma do nosso cabelo.

Uma vez que é fundamental nutrir o nosso cabelo para a produção de queratina, uma substância essencial pela sua essência e resistência, é crucial que os vasos sanguíneos que a irrigam sejam bem "servidos" e que o sangue que transporta todos os blocos de construção do futuro cabelo esteja bem nutrido e sem qualquer carência. Mantendo o nosso cabelo saudável e protegido, também é possível estimular a circulação dentro da rede de capilares através da massagem, caso se dê um abrandamento da sua atividade.

Um cabelo belo requer uma nutrição ótima desde o interior e deve beneficiar de um cuidado bem-adaptado desde o exterior.

Eis o exemplo das plantas: podemos ter o melhor solo mas se não tivermos um "dedo verde" e boas técnicas de jardinagem, não iremos criar tão cedo uma floresta tropical na nossa varanda! O solo do nosso cabelo é o couro cabeludo! O jardineiro somos nós. O fluxo de sangue na rede de microvasos do couro cabeludo permite a circulação de nutrientes no seu centro e estes determinam a beleza do cabelo. Massajar o couro cabeludo ativa a microcirculação ao nível de cada bolbo capilar diretamente, ajudando a evitar a fibrose, uma espécie de estreitamento dos vasos sanguíneos e do revestimento que envolve o bolbo, para permitir uma ótima nutrição, que incentiva o crescimento do cabelo.

Como massajar corretamente o couro cabeludo

Não precisa de chamar um massagista capilar! O seu cabeleireiro, o seu melhor amigo ou mesmo você conseguem estimular diariamente o seu couro cabeludo: massajando suavemente com a ponta dos seus dedos - antes, durante ou após a lavagem - em cabelo seco ou com um creme ou óleo, como o óleo de rícino ou um concentrado de vitamina B, essencial para o metabolismo do cabelo. Onde quer que seja no couro cabeludo, os benefícios da massagem beneficiam o crescimento do cabelo (1 cm/mês) e proporcionam um belo brilho. Massajar o topo do crânio promove o bem-estar, enquanto a massagem das zonas à volta das têmporas e a testa libertam a tensão.

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais