Como cuidar uma pele madura?

Como cuidar uma pele madura?
Cuidados de Pele
Como cuidar uma pele madura?

É o nome de uma música do Justin Timberlake – What goes around comes around, que é um ditado inglês, que é mais ou menos como quem diz tudo o que vai volta, que é no fundo no fundo como quem diz que quem te avisa teu amigo é; neste caso amiga.

Tudo aquilo que fazemos à nossa pele há-de voltar-lhe, porque a pele não esquece.

Hoje falamos do amadurecimento da pele, notado pelas portuguesas visadas nos Censos da Pele promovidos pela L’Óreal Paris, a partir dos 35 anos, idade em que começam a utilizar em grande escala os primeiros produtos de prevenção anti-rugas.

O amadurecimento da pele é um processo natural inevitável, ao qual todas estamos sujeitas e que não podemos impedir: a nossa pele é mais teimosa que nós e levará sempre a dela avante.

No entanto, podemos atrasar esse processo inevitável através da adopção de um conjunto de cuidados muito coeso, o qual temos vindo aqui a referir e que até pode ser uma espécie de preparação para a aceitação progressista e positiva da nossa experiência, já que estamos a tratar de encontrar formas de arranjar eufemismos para o amadurecimento da pele.

Mas… Como é que deve cuidar-se uma pele madura?

A partir dos 50 anos a pele é considerada canonicamente madura. É uma nova fase! NOVA! Atenção! Nova significa a estrear! Uma fase a estrear! Abracemos os cinquenta e o ponto de viragem que eles representam!
Deve portanto assumir-se aquilo que sugerimos acima: o estrago que a pele vai começar a revelar sob a forma de rugas mais profundas e acentuadas, manchas e algumas alterações na textura ou consistência da pele (mais fina ou mais grossa), é impossível de emendar.
Este é o nosso ponto de partida. Daqui para a frente, é sorrir e contar cada ruga como um troféu!

Digamos que a pele é como o processo de revelação de fotografia analógica e que aos cinquenta estamos na câmara escura: em breve iremos ver o que realmente fizémos ao longo dos disparos que congelaram memórias que nos fizeram tão felizes.
O que é possível de corrigir através da aplicação de cuidados específicos, reduz alguns sinais de envelhecimento e oferece à pele madura uma aparência saudável, que é no fundo tudo aquilo que queremos.


Uma das coisas mais importantes a ter em conta é a limpeza profunda da pele, a qual deve ser feita com uma frequência diária, com uma água micelar, com um leite de limpeza ou com as tão populares e Andy Warholianas toalhitas. No entanto uma limpeza que hidrate e não seja abrasiva é a ideal para a pele madura. É ainda muito importante fazer uma esfoliação semanal, pelo menos, para remover células mortas e estimular a capacidade de regeneração das mesmas.
A nutrição, essencial em todas as idades, passa pela escolha de um creme adequado ao nosso tipo de pele, o qual também já sabemos que, com o aumento da permanência sobre a superfície terrestre, se torna potencialmente seca. Por isso é da maior importância escolher um hidratante rico em vitaminas (a e c, especialmente).
Tal como em qualquer idade, há três cuidados a ter em conta que potenciam a pele ideal em qualquer das suas fases: a ingestão de bastante água, a utilização de um protcetor solar 365 ou 366 dias, conforme o ano, e a remoção correcta de qualquer maquilhagem e consequente limpeza da pele todos os dias, ao fim do dia.
Para as peles em todos os estádios, mas especialmente para as maduras é muito importante ter em conta que é durante a noite, quando dormimos os nossos sonos de beleza, quais princesas no castelo encantado, que a pele tem a calma e a placidez suficientes para a absorção de tudo aquilo que os nossos cremes contêm. Para ajudar neste processo de super absorção, a aplicação de um sérum antes do creme pode ser um óptimo truque muitíssimo adaptado a este estádio da pele.

Costuma dizer-se que se não os conseguimos vencer, o melhor é juntar-nos a eles. Concordo, mas com um pequeno reparo: juntemo-nos felizes! Porque crescemos juntas e caminhamos de mão dada até ao infinito, já devíamos saber que a pele é a amiga que nunca esquece, mas que com jeitinho pode perdoar.


Por: Maria Capaz

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais