Como identificar o seu tipo de pele

Como identificar o seu tipo de pele
Cuidados de Pele
Como identificar o seu tipo de pele

Joelle Ciocco, especialista em cuidados de pele L’Oréal Paris, considera que é de enorme importância escolher o tratamento de acordo com o tipo de pele do rosto.

PELE MISTA
Uma pele normal é suave ao toque, uniforme e sem imperfeições aparentes. Se em algumas áreas é oleosa e brilhante, especialmente na 'Zona T' (Testa, nariz, queixo), então é uma pele mista.
Com este tipo de pele, a limpeza deve ser estabelecida como um ritual de beleza diário, uma a duas vezes por dia. Isso elimina não só make-up, mas também as impurezas que se acumulam na superfície e áreas ásperas.

PELE SECA
A pele é seca por falta de sebo, logo tem menos lipídios protectores e reage mais às agressões. Em geral, as rugas aparecem mais cedo do que nos outros tipos de pele. A característica mais evidente é o toque áspero e a rugosidade da superfície cutânea, às vezes acompanhados de descamação irregular.
É frequente entre as peles finas, frágeis, sensíveis ao frio ou à secura do ar ambiente, acarretando sensações intensas de repuxamento e formigueiro.

PELE OLEOSA
A pele de rosto oleosa está associada à abundância e à natureza de sebo. Ocorre mais frequentemente em adolescentes e mulheres jovens. O excesso de sebo confere uma aparência brilhante, especialmente na testa, nariz e queixo.
A pele oleosa é bastante espessa e está coberta por uma película de óleo que protege da desidratação. Ela é menos sensível a factores externos, ao ressequimento, e portanto as marcas da idade não aparecem tão precocemente.

PELE MADURA
A partir dos 50 anos, a pele atinge uma etapa que se convencionou chamar 'pele madura', e é uma das problemáticas que os Laboratórios L'Oréal Paris estudam com maior profundidade há várias décadas. Tem na sua génese, primordialmente, dois factores: por um lado, o envelhecimento cutâneo natural, e por outro, as consequências da desregulação hormonal provocada pelo início da menopausa. É um momento difícil para todas as mulheres, uma vez que o corpo muda de forma inevitável, mesmo se alma se mantiver jovem e dinâmica.
Os tecidos relaxam-se de forma abrangente, e a pele de todo o corpo pela firmeza, tornam-se significativamente mais flácida e inelástica. Entra-se, por isso, num novo universo de cuidado em que se deve privilegiar a correcção e o 'tratamento' à prevenção.
É recomendável que se procure utilizar cremes de cuidado especificamente concebidos para peles maduras, uma vez que contribuem para combater a redução da síntese hormonal que mantém o equilíbrio entre proteínas, hidro-capturantes e lípidos, equilíbrio essencial para manter uma pele firme e com aspecto jovem.

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais