Como limpar a pele?
Cuidados de Pele
Como limpar a pele?

Entra-se no carro, parado na rua há uns dias, e a primeira coisa que se faz, depois de introduzida a chave na ignição, e ligar o rádio naquela música que queremos mesmo ouvir é accionar o limpa pá-brisas, porque o vidro tem pó e flores e poeiras e foligem e folhas que caem das árvores e nesta altura do ano tem aquele melaço que cai dos jacarandás.
Imaginemos que isto sucede depois de um fim de semana antes de irmos trabalhar, com uma maquilhagem mais ligeira que a de sexta.feira, pura e simplesmente porque estamos com melhor aspecto. Alguma vez pensaram que essa ideia de melhor aspecto se deve ao maior cuidado com a pele que temos quando temos mais tempo?
Curiosamente, de acordo com os dados recolhidos pela L’Óreal Paris Portugal nos Censos da Pele, há uma enorme percentagem de mulheres que não presta grande atenção à limpeza da pele, não incluindo este passo na sua rotina de cuidados diários.
É um erro crasso, este de se descurar a limpeza da pele, especialmente à noite, que é quando as mulheres dizem não ter tempo para o fazer.
Discordamos muitíssimo destes comportamentos, e estamos aqui hoje para sugerir o contrário e tentar demonstrar que a limpeza da pele não é assim tão trabalhosa ou complexa e que não rouba tanto tempo que não possa ser feita todos os dias.
Começamos pela ideia de que a limpeza da pele representa um dos dois cuidados essenciais nos cuidados a ter com a mesma. À semelhança do que acontece no primeiro parágrafo deste texto, a pele suja-se. E não é pouco.
Lembram-se do anúncio do algodão não engana? Experimentem ao fim de um longo dia de trabalho passar um algodão com água miclear, leite de limpeza ou um desmaquilhante pela pele do vosso rosto e tenham por favor a oportunidade de confirmar que não só o algodão não engana, como a vossa pele precisa dessa limpeza. A limpeza da pele é tão importante como a lavagem dos dentes, por exemplo.
Os dados recolhidos confirmam que as mulheres prestam mais atenção à limpeza da pele no período da manhã, e nós podemos muito bem afirmar que sim, é interessante que tal suceda, mas que o ideal no que toca a limpezas é repeti-la duas vezes por dia: de manhã e à noite.
Para a limpeza eficaz e correcta da pele, sugere-se o uso de um produto específico para os gostos, carteiras e tipos de pele, bem como uma certa generosidade e parcimónia aquando da acção propriamente dita: limpemos com movimentos circulares e ascendentes, fazendo alguma pressão com os dedos anelares (os que têm menos força) nas zonas que podemos massajar, aliviando pontos de pressão, por exemplo. A generosidade que sugerimos passa sobretudo pela tomada de consciência de que a limpeza da pele é um mimo e um momento de comunicação não-verbal, o qual permite avaliar a extensão das nossas necessidades, por exemplo. O convite à limpeza é, acima de tudo, um convite ao relaxamento e à escuta. Por isso, se não for pedir demasiado, sugere-se também uma esfoliação semanal!
O cuidado de limpeza é a base de todos os rituais de beleza e só com ele conseguimos mais eficácia nos cuidados da pele.
Da limpeza e nutrição depende a elasticidade da pele, o seu bom aspecto e a renovação celular. Desta rotina que pode ser curta ou mais alargada depende um dos factores mais importantes para a satisfação pessoal das inquiridas nos Censos da Pele: o bom aspecto da pele.
E isto da limpeza e hidratação da pele é uma coisa que envolve uma rotina que não é mais que uma repetição de actos muito simples, porém muito importantes para uma pele visivelmente saudável a longo prazo.
Merecemos uma pele limpa e hidratada, porque merecemos um futuro resplandecente!

Por: Maria Capaz

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais