Limpeza, o segredo de uma pele bonita
Cuidados de Pele
Limpeza, o segredo de uma pele bonita

Limpar o rosto de manhã e à noite, com produtos adequados ao tipo de pele, é um dos cuidados básicos de beleza. Saiba porque é tão importante cumprir este ritual.

A limpeza quotidiana do rosto, a que nem sempre damos a real importância por se tratar de algo simples e básico, é já um primeiro gesto de tratamento para manter a pele fresca, luminosa e sem imperfeições. Essencial de manhã, para criar as condições necessárias à atuação dos restantes cuidados específicos; e à noite, para eliminar a maquilhagem, as impurezas e o stress e deixar a pele respirar, livre e descansada.

Passamos o dia num meio ambiente repleto de agentes potencialmente agressivos: poluição, pó, pólenes e outras impurezas que se acumulam sobre a pele, tornando-a baça e irregular e obstruindo os poros. Aumentam a tendência para irritações, principalmente quando se misturam com a maquilhagem, os cremes ou a transpiração.

É para se libertar desta sujidade que deve limpar o rosto ao fim do dia. Há quem se desmaquilhe apenas à noite, antes de deitar, mas na verdade o ideal seria fazê-lo logo ao chegar a casa.

Um dos maiores “pecados de beleza” que pode cometer é ir dormir sem retirar a maquilhagem. Por mais cansada que esteja, não faça isso à sua pele! Não só corre o risco de vir a ter borbulhas e pontos negros, como está a contribuir para acelerar o envelhecimento.

Os cremes de tratamento só atuam se a pele estiver limpa, para poder absorver os ingredientes ativos. Que efeito pode ter o melhor creme de noite antirrugas se o aplicarmos por cima da maquilhagem com que andámos todo o dia?


QUE PRODUTO USAR?

O ritual quotidiano pode ser complementado com a utilização, uma ou duas vezes por semana, com um gel de limpeza exfoliante ou de uma máscara, para uma limpeza mais profunda.

Para que a limpeza não seja mais uma agressão, os produtos devem ser adequados ao tipo de pele. Se esta for seca e sensível, pede um desmaquilhante suave. Se for oleosa, dispensa texturas ricas.

A escolha de textura é uma questão de preferência: do clássico leite à espuma fresca, passando pelo conforto do óleo ou pela delicadeza da água micelar, opte pelo mais confortável para a sua pele e mais prático para integrar na sua rotina.


À NOITE

- Nos dias em que se maquilha, retire tudo à noite com um desmaquilhante, produto que além de limpar a pele contém ingredientes específicos para dissolver a maquilhagem.
- Deve usar um produto específico para desmaquilhar os olhos, pois é uma zona muito sensível.
- Guarde o desmaquilhante junto da escova de dentes para garantir que não se esquece de o usar.


DE MANHÃ

- Não lave o rosto com o sabonete ou gel de banho, pois contêm detergentes que alteram a barreira natural de proteção da epiderme.
- A opção mais segura e prática é um gel desmaquilhante, pois trata-se de uma fórmula criada para usar com água, adaptada à pele sensível do rosto, que se torna muito prática pois pode usar no duche para poupar tempo.


DICA:

Aplique o seu desmaquilhante no rosto com uma massagem suave para “apanhar” bem todas as impurezas. Use as pontas dos dedos para efetuar movimentos circulares na testa, face e queixo, sem esquecer nenhum cantinho. Este pequeno ritual tem um efeito estimulante da microcirculação e da oxigenação que contribui para uma pele mais luminosa!

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais