Pequeno dicionário de beleza e cosmética

Pequeno dicionário de beleza e cosmética
Cuidados de Pele
Pequeno dicionário de beleza e cosmética

Descodificamos alguns dos nomes mais utilizados no universo dos cuidados de beleza, num guia útil para quem quer saber mais sobre os ingredientes dos seus cremes.


ÁCIDO HIALURÓNICO

Substância natural, produzida nas células da epiderme, cuja função é manter as células hidratadas. Cada molécula absorve até 1000 vezes o seu peso em água, sendo, assim, um elemento fundamental na hidratação da pele. Com a idade, a sua produção diminui. Os cremes hidratantes e antirrugas contêm versões mais pequenas destas moléculas, criadas por meio de biotecnologias, que se comportam na pele de forma idêntica.


CERAMIDAS

Lípidos principais da camada superior da epiderme, ou seja: os elementos mais importante da barreira natural de proteção da pele. São um ingrediente clássico dos cremes nutritivos e protetores, atuando como um “penso rápido” para oferecer uma maior sensação de conforto à pele.


ÓLEOS VEGETAIS

Óleos naturais ricos em nutrientes (vitaminas, minerais, ácidos gordos como ómega-3 e ómega-6, agentes antioxidantes e outros) e dotados de propriedades que ajudam as plantas e flores a manterem-se hidratadas, protegidas e resistentes às agressões ambientais, mesmo aquelas que vivem em climas extremos. Quando incluídos nas fórmulas cosméticas, conferem-lhes excelentes qualidades nutritivas, emolientes e regeneradoras.


POLIFENÓIS

Compostos orgânicos de origem vegetal com efeito antioxidante. Neutralizam os radicais livres (moléculas de oxigénio agressivas, presentes no ambiente) que envelhecem as células da pele. Para beneficiar do seu efeito protetor, coma legumes e frutos de cores vivas (citrinos, uvas, frutos vermelhos, tomate, pimentos, etc.) Também existem no cacau, chá, vinho e mel. São usados em cosmética como ingrediente protetor e antienvelhecimento, pois ajudam a a pele a prevenir os danos causados pelas agressões ambientais, nomeadamente da poluição e dos raios UVA.


RETINOL

Este derivado da vitamina A é um nutriente essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Ingrediente-estrela no combate contra o fotoenvelhecimento, ótimo regenerador celular e corretor de rugas, flacidez e manchas, podemos encontrá-lo nas fórmulas de última geração. Os cosméticos não contêm retinol puro, mas sim um precursor (pro-retinol A, por exemplo) que vai sendo convertido em retinol à medida que a pele precisa.


FILTROS SOLARES

Substâncias que têm a propriedade de proteger a pele dos raios ultravioleta (UV) durante a exposição ao sol. São o ingrediente-chave dos protetores solares, mas também são incluídos em alguns cremes de dia para prevenir rugas e manchas. Não é possível bloquear os raios UV completamente, mas para maior segurança prefira filtros de largo espectro (UVB + UVA).

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais