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Como manter a forma facilmente sem ires ao ginásio

Como manter a forma sem ires ao ginásio
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Como manter a forma sem ires ao ginásio

Manter a forma física é essencial para a saúde e para o bem-estar psicológico. Ainda para mais para um profissional como tu, habituado a uma vida em alta voltagem, sempre com elevados níveis de stress e responsabilidades compatíveis com as funções. Por isso, é preciso descomprimir. Exercitar o corpo. Sim, já conhecemos as desculpas: não tens paciência para ginásios, trabalhas demasiadas horas, tens obrigações familiares, existem reuniões de trabalho tardias e viagens de fim-de-semana de que não queres abdicar.

Sabemos disso tudo, mas estamos a pensar em ti. Dizemos-te como praticar exercício de uma forma divertida, sem perder muito tempo e com o apoio de um personal trainer… à medida do teu smartphone, com sugestões de aplicações gratuitas.




1. Caminha



Só precisas de uns ténis confortáveis. Faz uma caminhada no teu bairro ou aproveita para conhecer melhor a cidade onde moras: podes até inscrever-te nos circuitos para turistas.

App recomendada: Instant Heart Rate Com esta aplicação manténs o ritmo cardíaco controlado: permite medir o desempenho do coração enquanto fazes exercício. Podes ainda guardar as avaliações indefenidamente. Disponibiliza também testes que te ajudam a avaliar a tua forma física. Está disponível para Android e iOS.




2. Corre



Correr queima mais calorias do que uma caminhada. Junta-te a um grupo de amigos. Está provado que correr em grupo contribui para combater a desmotivação. Aos fins-de-semana, antes de ir para o trabalho ou ao final do dia, existem várias possibilidades de aproveitares o tempo livre para praticar exercício físico.

Aplicação recomendada: Freeletic Running É quase como ter um personal trainer de carne e osso. Esta aplicação é dedicada à corrida e foi lançada no início deste ano. Tem a opção “Free Running” - escolhes a distância que queres correr – mas permite ainda escolheres entre mais de dez treinos de corrida, de acordo com o nível em que estás. Apenas quatro destes programas são gratuitos. Aproveita. Disponível para iOS e Android. Ps. Também tens a versão Freeletic para treino em casa




3. Junta-te a uma equipa



De futebol ou de basquetebol, não interessa o tipo de desporto, desde que isso te faça sair de casa, estar com amigos e ainda exercitar o corpo.




4. Aprende danças de salão



Sempre foste um pé de chumbo? Vai aprender uns passos novos e ainda queimar calorias. Se não tens tempo para ter aulas, dança em casa: ninguém está a ver e podes dançar a música que mais gostares.




5. Pedala



Vai buscar a bicicleta à garagem e opta por pedalar até à padaria em vez de levares o carro. Podes ainda juntar um grupo de amigos e aproveitar as ciclovias da tua cidade, ou juntar a família para uns passeios aos fins-de-semana.

App recomendada: Cyclemeter Criada para ciclistas, utiliza o sistema GPS para criar estatísticas com o objetivo de melhorar o desempenho de quem usa a aplicação. Permite medir o tempo, a velocidade e a distância e sugere vários exercícios de apoio ao ciclismo. Apenas disponível para iOS.



6. Exercita-te.



Tens um amigo personal trainer? Pede-lhe um plano de treino para fazeres em casa. Agachamentos, Abdominais, flexões. Quinze minutos diários são excelentes. 1, 2, 3… e repete.

App recomendada: Sworkit Ideal para quem tem pouco tempo: são treinos personalizados de força, cardio, ioga e alongamentos. Cada um deles demora apenas cinco minutos a realizar. Podes ainda optar por criar um treino adaptado às tuas necessidades ou usar um dos mais populares da aplicação. É gratuita para iOS e Android.




7. Vai ao tapete



Já pensaste em experimentar ioga? Podes fazer no conforto de tua casa. Os exercícios melhoram a postura, a respiração e ajudam a manter o corpo em forma. Existem aplicações gratuitas para o smartphone que ensinam as posturas a adotar. Namastê!



App recomendada: Fitnet Esta aplicação, gratuita para iOS e Android, disponibiliza mais de 200 vídeos com exercícios de fitness e ainda tem acesso a exercícios de ioga, força e cardio, com vários níveis de intensidade. Podes ainda perguntar a um personal trainer qual o tipo de treino adequado ao teu perfil.

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