É de homem, estar sempre actualizado!

Como escolher a camisa certa para cada momento

Escolhe a camisa certa para cada momento
É de Homem!
Escolhe a camisa certa para cada momento

Se tens uma camisa reservada para tudo o que parece exigir uma peça mais clássica – casamentos e batizados, reuniões com o chefe ou com um potencial cliente – estás provavelmente a passar uma mensagem antiquada da tua imagem. Não estamos à espera que te transformes num expert em moda, mas perceberes que existem peças adequadas para cada ocasião, é apenas uma forma de te trazer de regresso ao século XXI. Existem muitas diferenças nas cores e até nos tecidos que deves usar. Tudo vai depender do tipo de reunião que vais ter e da impressão que queres causar. Para te ajudar, deixamos-te algumas sugestões que podem ajudar da próxima vez que sejas obrigado a usar uma camisa. Quem é teu amigo, quem é?




Reuniões difíceis



Tens de apresentar resultados negativos ao teu chefe ou fazer uma cobrança a um cliente? Usa camisas de cores mais escuras, como azul marinho, preto ou grafite – e mais estruturadas. Deixa de lado as camisas em tecidos mais leves. A ideia é que a camisa te faça sentir mais protegido, até blindado, de olhares duros e questionadores. O colarinho da camisa deve ser pontiagudo e não arredondado. E se tens de transmitir uma mensagem difícil, não apareças em mangas de camisa. Um blazer ou um fato torna as coisas mais formais.




Reuniões de charme



Vais ter uma reunião de apresentação a uma nova equipa ou estás a tentar conquistar um cliente? Aposta em cores mais claras, como o cinza médio, cáqui, beige ou caramelo, que são cores mais abertas mas ainda formais. Podes usar ainda as cores laranja – que apela para a amizade – ou um azul médio ou claro, que é uma cor “simpática” e conhecida por quebrar barreiras. Se a reunião for com mulheres, podes até usar este truque: leva uma camisa em tons rosa ou lilás. Existem estudos que apontam que quando os homens usam essas cores geram uma empatia natural com o sexo oposto.




Reunião formal



Usa uma camisa de algodão, clássica e lisa. A cor branca é a ideal, mas também podes optar por um azul ou um beige muito claros. Opta por uma camisa de punhos duplos, mas sem botões no colarinho. E, muito importante, o tecido não pode ser transparente. Não é preciso explicar porquê, pois não? Podes usar botões de punho – os mais atuais são os prateados ou em madre pérola. O fato aqui é essencial. Escuro se for à noite. Cinza mais claro se for de dia.




Reunião/almoço



Escolhe bem a camisa, até porque numa reunião que acontece durante um almoço, podes dispensar a gravata. Opta por um lenço de bolso, mais colorido e colocado em forma de flor. Se o almoço de negócios acontecer num clube desportivo, leva uma camisa branca – que é sempre uma escolha acertada – num tecido tipo Oxford, que é mais grosso, para que a tua camisa não seja parecida com a do empregado de mesa. Se não quiseres usar a cor branca, podes optar por uma cor mais forte, mas não pode ter padrões, a camisa tem de ser lisa. No verão, podes usar uma camisa em linho.




Reunião na empresa



Para uma reunião nas instalações de uma empresa, o ideal é levares uma camisa lisa ou com riscas muito marcadas. Se a tua gravata chamar a atenção – pela cor ou padrão – opta por uma camisa mais discreta. E, neste caso, esquece as riscas mesmo aquelas fininhas que parece que nem se vêem - a camisa tem mesmo de ser lisa. E, por favor, nunca uses camisa de manga curta com gravata. Aliás, nem te aconselhamos a usar camisas de manga curta, a não ser num almoço ao ar-livre com os teus sogros e combinada com calças de ganga. Mesmo assim, já estamos a fazer uma concessão.



Se queres mesmo causar boa impressão, evita que se notem as terríveis manchas de transpiração: não queres que percebam o teu nervosismo, pois não? Usa um dos desodorizantes da gama Men Expert da L'Óreal, em roll-on ou spray, garantem-te 48 horas de proteção. É de homem!

Voltar
É DE HOMEM!