Impressionar uma mulher? É na cozinha, claro!

Impressionar uma mulher? Cozinha para ela. E depois lava a loiça, claro!
É de Homem!
Impressionar uma mulher? Cozinha para ela. E depois lava a loiça, claro!

'O homem põe tanto do seu carácter e da sua individualidade nas invenções da cozinha, como nas da arte'. Foi Eça de Queiroz quem o disse, mas não te vai valer de nada citares frases bonitas se nem sabes como é que se liga o forno do teu fogão. Vá lá, levanta o rabinho do sofá e prepara-lhe uma surpresa.




Treina os movimentos



Demonstra à-vontade na cozinha. É importante saberes onde estão guardados os utensílios. Usa facas e panelas com destreza: não segures nestes como se estivessem prestes a incendiar-se ou fosse a primeira vez que os visses. Pesquisa um bocadinho e aprende mais qualquer coisa sobre as últimas inovações em termos de acessórios culinários e até de ingredientes. Vais impressionar muito mais se, em vez de teres vários livros de receitas nas prateleiras, estiver uma fruta exótica ou uma especiaria rara na bancada.

Este vídeo ensina-te a usar uma faca como se tivesses nascido numa cozinha.




Cria um prato de autor



Sim, o autor és tu. Não tem de ser um prato muito complicado: algo simples, mas que tenhas sido tu a criar e que consigas fazer rapidamente, à frente da tua namorada. Mas não exageres: simples não significa mau ou comum, esquece os ovos estrelados com batatas fritas (e olha que estrelar um ovo requer alguma habilidade) ou a massa com queijo “à tua maneira”. Pratica as vezes que forem precisas antes de começares o espetáculo. Uma dica: inclui um ingrediente que saibas que ela adora.

Estás em pânico só porque vais ter de ferver água? Tem calma. Podes contratar um Chefe para ir a tua casa. Ou a impressionas com a surpresa ou tentas aprender com ele e depois fazer um brilharete.

Clica aqui.




Cuidado(s) com a apresentação



Já consegues movimentar-te na cozinha sem que lembres vagamente um astronauta a pisar a Lua? Se até conseguiste criar um prato delicioso, tem atenção a esta fase, que é uma das mais importantes: a forma como vais servir a iguaria. Nem te atrevas a servir diretamente da panela! Ainda que sejam só vocês os dois a jantar, torna a ocasião realmente especial e assim conseguirás criar uma memória inesquecível. Mais uma vez, pesquisa: escolhe pratos e copos bonitos, uma toalha ou invididuais modernos (e limpos, por favor) e tem atenção aos detalhes. Não sirvas o prato que criaste com tanto esforço naquela loiça que herdaste da tua avó e que nem sequer combina . É verdade, os olhos também comem, e tu sabes disso.
Não fazes a mínima ideia de como apresentar a refeição que tanto suor, lágrimas (e três copos de vinho) te custou? O conhecido chefe Jamie Oliver pode dar-te uma ajuda, com este artigo que não poderia ter um título mais de acordo com aquilo que estás a preparar: Receitas de refeições românticas.

Inspira-te.




Escolhe o vinho



Não vais contar com a ajuda do empregado de mesa, por isso esse trabalho tens de ser tu a fazer. Se não souberes, pergunta a alguém mais entendido – aos teus amigos ou mesmo na loja – qual o vinho adequado para servir com o prato que pretendes preparar. Não tem de ser muito caro, mas terá de ser bom e servir para despertar o paladar. Na altura de o servires, enche primeiro o copo dela. E certifica-te que tens o acessório para abrir a garrafa – e que o sabes fazer. Treina, se for preciso. Se queres realmente impressionar, escolhe um destesvinhos, considerados os Melhores Vinhos do Ano 2015. Podes consultar a lista de 2014 – um dos que estava no Top 10 era português. Este ano, há uma novidade (considera um bónus): o vinho mais barato desta lista é nosso.




Lava a loiça



Nem imaginas os pontos que podes acumular se também tratares da loiça, no fim do jantar: quase os mesmos que ganhaste por teres criado um prato de autor e servido uma iguaria que ela nem desconfia que te levou horas a criar. Porque se cozinhar é encarado como uma arte, deixares tudo arrumado, no fim, vai transformar-te naquele tipo de homem de quem elas costumam dizer: “É bom de mais para ser verdade”. Levanta os pratos, lava a loiça e deixa tudo nos seus devidos lugares. Ela NUNCA se vai esquecer disso. Talvez até se lembre mais vezes dessa parte do que das tua manobras na cozinha ou até do sabor do prato.



Convencido? Faz o teste. Num dos próximos dias, chega mais cedo que ela a casa e prepara-lhe uma surpresa. Pode ser numa data especial, ou pode ser um dia como todos os outros. Ah, e se vives sozinho e andas à procura da 'tal', estes conselhos também são para ti. Um jantar simpático em tua casa, sem ninguém a atrapalhar, pode dar bons resultados…

Voltar
É DE HOMEM!