Undercut: o penteado intemporal
É de Homem!
Undercut: o penteado intemporal

Nenhum outro penteado marcou tanto o look moderno dos homens como o undercut. Quer seja ultra-curto ou contido e distinto, existe um undercut para cada homem.

O undercut é masculino, versátil e fácil de se usar. Este clássico desenvolveu-se no universo dos penteados dos homens desde que se tornou conhecido como símbolo cultural dos anos 80 e como um fenómeno urbano moderno desde 2008. Por definição, o undercut é um penteado em que o cabelo inferior é curto e aparado, enquanto a parte de cima é deixada mais comprida. Dependendo da direção em que o cabelo seja penteado, o cabelo mais comprido é usado por cima do cabelo curto, de modo a que a camada de baixo seja coberta e ocultada.

Os jogadores de futebol mais conhecidos são também fãs do undercut, tornando os campos de futebol em verdadeiras arenas do undercut.




A versatilidade é o grande trunfo do undercut



Em princípio, existe um undercut específico para qualquer homem e para qualquer ocasião. Pretendes um undercut mais criativo? Então usa um que seja super curto nos lados e que seja fluido ao ponto de se fundir com a tua barba e usa a parte de cima do cabelo com 5 centímetros de comprimento. Para quem prefere algo mais clássico, podes usar os lados mais compridos (entre 1 a 2 centímetros) e a transição para o topo do cabelo poderá ser feita de forma escadeada. Isso resulta numa imagem impressionante que relembra os penteados dos homens da década de 1920.

Em ambos os casos, o cabelo de cima pode ser usado penteado para trás ou como uma franja. Com alguma prática, o cabelo até poderá ser usado em pé. Como podes constatar, o undercut distingue-se pela sua versatilidade e pela sua intemporalidade.




Vantagens do undercut



As vantagens do undercut são literalmente visíveis: pelo contraste criado entre a parte superior e inferior da cabeça, o undercut aparenta estar sempre penteado pois basta passar as mãos e alguma cera para modelá-lo novamente. São precisos apenas alguns minutos – quer estejas na tua casa de banho ou prestes a sair com os amigos para beber um copo depois do trabalho. Para os que dispõem de mais tempo, podem recorrer ao secador e a uma espuma para obter mais volume. Como todos os outros penteados curtos, deve ser aparado a cada cinco semanas a fim de preservar os contornos distintos.



O undercut e as suas variantes: sidecut e new crop

Considerando que o undercut é um facto consumado entre os penteados masculinos, cada vez mais existem novas variantes. O sidecut trata-se de uma versão assimétrica do undercut, em que apenas o cabelo de um dos lados da cabeça é cortado – uma variante muito impressionante que certamente irá captar as atenções. O new crop é uma variante mais curta do undercut. Os lados permanecem curtos (com cerca de 2 a 3 milímetros) e o cabelo da parte de cima recebe um corte entre 5 a 7 milímetros.



O resultado é um estilo firme e masculino, que se mantém perfeito de manhã à noite. Quer seja clássico ou criativo, o undercut está na moda e é de fácil manutenção.

Voltar
É DE HOMEM!