Transparência na Pegada Ambiental Global dos nossos produtos de cuidado de cabelo

L'Oréal Paris compromete-se em melhorar continuamente o impacto social e ambiental dos seus produtos em todo o ciclo de vida do produto, incluindo fazer melhorias na fase de produção e uso. Também se compromete em facilitar o acesso a esses dados com total transparência. O método de cálculo foi aprovado por especialistas científicos independentes e todos os dados foram verificados pelo auditor independente Bureau Veritas.

IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL DOS NOSSOS PRODUTOS

As pontuações do "Impacto Ambiental Global" dos produtos proporcionam uma visão precisa do impacto de um produto de L'Oréal Paris tendo em conta 14 factores* de impacto planetário até à data, como as emissões de gases com efeito de estufa, a escassez de água, a acidificação dos oceanos ou o impacto na biodiversidade. Estes impactos são medidos em cada etapa do ciclo de vida de um produto. O impacto é calculado tendo em conta não só o abastecimento, a produção e o transporte, mas também a utilização pelo consumidor e a reciclabilidade das embalagens e apresenta-se de forma clara.

Por último, a informação adicional sobre as condições de fabrico, a embalagem e a contribuição social do produto, como o apoio às comunidades vulneráveis, são especificadas na secção "impacto social e ambiental" de cada página de produto, para fornecer 100% de transparência nos produtos de cuidado de cabelo.

*carbono, escassez de água, ecotoxicidade da água doce, eutrofização da água doce, eutrofização marinha, acidificação da água, esgotamento dos recursos minerais e fósseis, transformação do solo, eutrofização terrestre, partículas, toxicidade no ambiente, radiação ionizante, empobrecimento da camada de ozono e formação fotoquímica.

 

MEDIÇÃO DO IMPACTO AO LONGO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

PIL Ciclo Completo

DESCUBRA A PONTUAÇÃO DOS NOSSOS PRODUTOS ATRAVÉS DA ETIQUETA AMBIENTAL

A E Ratings V3

As etiquetas atribuem a cada produto uma pontuação, desde a A até a E. Os produtos com nota "A" têm o impacto ambiental global mais baixo em comparação com os produtos com pontuação "E" que têm o impacto ambiental global mais alto.

Esta metodologia de etiquetas foi desenvolvida com a ajuda de 11 especialistas científicos independentes, toda a informação é também verificada pela Bureau Veritas Certification, um auditor independente reconhecido a nível mundial.

Facilmente acessível nas páginas de produto do nosso site pode encontrar as etiquetas atribuidas a cada produtos de cuidados de cabelo de L'Oréal Paris, após a lista de ingredientes.

DESCUBRA A NOSSA PONTUAÇÃO

Visuel Label Pt
As pegadas de carbono e água destacam-se especificamente, já que representam dois terços, em média, do impacto ambiental global dos produtos cosméticos avaliados através desta metodologia.
PIL Testimonial 1125x667  V8 Pt 2

Para proporcionar aos nossos consumidores informação clara e útil, esta metologia de etiquetagem ambiental foi desenvolvido como uma ferramenta de comparação para produtos da mesma categoria dentro do Grupo L'Oréal. Por exemplo, um shampoo é comparado com outros shampoo do Grupo L'Oréal: os shampoos com uma pontuação ""A"" têm o impacto ambiental global mais baixo em comparação com os shampoos com uma pontuação ""E"", que têm o impacto ambiental global mais alto..

Pode encontrar informações adicionais na secção Impacto Social e Ambiental na página de produto, aqui pode encontrar detalhes sobre as condições de fabricação, embalagem e contribuição social de um produto. Também verificamos se as matérias-primas foram obtidas de forma sustentável ou através do programa de inclusão social do Grupo L'Oréal.

Não consegue escolher entre dois produtos? Use a pontuação de Impacto Social e Ambiental para ajudá-la a decidir. Descubra as nossas pontuações nas páginas de produto de cuidados de cabelo.

 Saiba mais sobre o nosso compromisso de reduzir a pegada ambiental.

DESCUBRA A NOSSA METODOLOGIA

Esta metodologia de avaliação do impacto social e ambiental está em conformidade com as orientações europeias sobre a "Pegada Ambiental do Produto", cujo objectivo é reduzir o impacto ambiental de bens e serviços numa perspectiva multicritério. Os dados relativos à etiquetagem do impacto dos produtos são também verificados pelo Bureau Veritas Certification, um auditor independente reconhecido a nível mundial.

- Mais informação sobre a metodologia

- Aceda à declaração de verificação de Bureau Veritas aqui.

GLOSSÁRIO AMBIENTAL

Pictogram CO2 emissions

Pictogram CO2 emissions

   

PEGADA DE CARBONO

A quantidade de emissões de gases de efeito estufa (CO2) libertadas durante o ciclo de vida de um produto, ou seja, durante a produção de ingredientes e embalagens, fabrico do produto, transporte, uso e a gestão de resíduos da sua embalagem.

Sabia que?
Em média, 70% da pegada de carbono de um shampoo provêm da energia necessária para aquecer a água durante o banho..

Conselho de Peritos ELVIVE
By decreasing the temperature of the water during your shampoo rinsing, you beautify the shine of your cuticle and also participate to environment preservation.

PEGADA DE ÁGUA

A quantidade de água usada durante o ciclo de vida de um produto, incluindo a água necessária para a produção de ingredientes e embalagens, a água necessária para a produção do produto na fábrica, a água gasta durante o uso do produto (exemplo: banho) e a água necessária para o tratamento de águas residuais.

Sabia que?
Em média, 60% da pegada hídrica de um shampoo ou um amaciador provêm da fase de uso! É por isso que trabalhamos para melhorar a passagem por água dos nossos shampoos e amaciadores. Pode também escolher um amaciador ou máscara sem passar por água, que são usualmente melhores para o planeta. 

Conselho de Peritos ELVIVE
Também desenvolvemos produtos de limpeza e cuidados que não necesitam de passar por água para diminuir a quantidade de água utilizada enquanto cuida do seu cabelo. Os nossos shampoos a seco sem gases nocivos podem ser usados para adiar a próxima lavagem. Os nossos sérums e cremes para o cuidado do cabelo podem ser aplicados nas pontas sem necessidade de uma lavagem prévia.

   

Pictogram CO2 emissions

Pictogram CO2 emissions

   

FÁBRICA ECO-RESPONSÁVEL

Uma fábrica que, ano após ano, reduz as suas emissões de gases efeito de estufa (CO2), consumo de água, desperdício, e que contribui para o desenvolvimento de emprego local - principalmente para pessoas em situações económicas vulneráveis - e para o acesso dos seus empregados a formações.

Sabia que?

Ao dia de hoje 11 das nossas 26 fábricas são neutras em carbono. As fábricas de L'Oréal Paris comprometem-se a utilizar 100% de energia renovável até 2025, de modo que todas sejam neutras em carbono, e nós comprometemo-nos à transformação das nossas fábricas em fábricas Waterloop até 2030, o que significa que toda a água industrial retira-se, recicla-se e reutiliza-se num círculo.

PAPEL OU CARTÃO CERTIFICADO PELO FSC™ OU PEFC*

O papel ou cartão utilizado na embalagem do produto provém, exclusivamente, de florestas geridas de forma responsável, para proteger a biodiversidade, e são certificadas de forma independente pelo Forest Stewardship Council (FSC)*.

Sabia que?
Em L'Oréal Paris todas as nossas embalagens e folhetos de instrução, sem exceção, vêm de florestas geridas de forma sustentável e certificadas.

*FSC™ (Forest Stewardship Council), PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification)

   

Pictogram CO2 emissions

Pictogram CO2 emissions

   

MATERIAL RECICLADO

Material produzido com outros materiais reciclados.

Sabia que?
Até 2030, L'Oreál Paris garantirá que as suas embalagens de plástico sejam feitas de plástico virgem zero.

Conselho de Peritos ELVIVE

Em L'Oréal Paris Elvive estamos comprometidos com a luta contra os resíduos plásticos, por isso 100% de nossas embalagens de shampoo e amaciador* agora são feitas de plástico reciclado, economizando 6000 toneladas de plástico virgem que se criam a cada ano. Para um cabelo bonito hoje. Um planeta melhor amanhã.

*Excluindo tampas, no entanto, estamos à procura de uma solução mais sustentável.

RECICLÁVEL

Componentes que podem - onde a infraestrutura permitir - ser recolhidos e tratados por um processo industrial especial para dar origem a um novo material.*

Sabia que?
Comprometemo-nos a garantir que, em 2025, todas as nossas embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis*.
*Excluindo tampas, no entanto, estamos à procura de uma solução mais sustentável.

Conselho de Peritos ELVIVE
Elvive partilha as instruções de classificação de embalagens num número crescente de produtos para ajudar os nossos consumidores a adotar as boas práticas de classificação.

   

Pictogram CO2 emissions

Pictogram CO2 emissions

   

OS 4 PRINCIPÍOS DO PACTO GLOBAL DE DIREITO DOS TRABALHADORES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

Todos os fornecedores diretos de componentes de produtos ou ingredientes de L'Oréal Paris estão comprometidos a respeitar os princípios fundamentais dos valores laborais da ONU:

  • O direito dos trabalhadores de se associarem livremente e de se envolverem em negociações colectivas;
  • Sem trabalho forçado ou obrigatório;
  • Sem trabalho infantil;
  • Sem discriminação entre os trabalhadores.

Sabia que?
Desde 2006, o Grupo L'Oréal realizou mais de 13.600 auditorias sociais no local, conduzidas por terceiros acreditados.

FORNECEDORES EMPENHADOS NA INCLUSÃO SOCIAL

Fornecedores de ingredientes e embalagens que dão acesso a trabalho e a um salário a pessoas em comunidades sociais e/ou economicamente vulneráveis. Estes fornecedores apoiam pelo menos um Projeto de Solidariedade.

Sabia que?
Em 2020, através do programa de inclusão social de abastecimento solidário de L'Oréal Paris, foram apoiados 11.538 beneficiários. Hoje, por exemplo, o cultivo de alguns dos nossos ingredientes vegetais, como o óleo de argão, a manteiga de karité e a centelha asiática ajuda as comunidades locais ao oferecer condições de trabalho dignas, igualdade de oportunidades de trabalho e métodos de cultivo respeitadores do ambiente e da biodiversidade.