IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL DOS NOSSOS PRODUTOS
As pontuações do "Impacto Ambiental Global" dos produtos proporcionam uma visão precisa do impacto de um produto de L'Oréal Paris tendo em conta 14 factores* de impacto planetário até à data, como as emissões de gases com efeito de estufa, a escassez de água, a acidificação dos oceanos ou o impacto na biodiversidade. Estes impactos são medidos em cada etapa do ciclo de vida de um produto. O impacto é calculado tendo em conta não só o abastecimento, a produção e o transporte, mas também a utilização pelo consumidor e a reciclabilidade das embalagens e apresenta-se de forma clara.
Por último, a informação adicional sobre as condições de fabrico, a embalagem e a contribuição social do produto, como o apoio às comunidades vulneráveis, são especificadas na secção "impacto social e ambiental" de cada página de produto, para fornecer 100% de transparência nos produtos de cuidado de cabelo.
MEDIÇÃO DO IMPACTO AO LONGO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO
DESCUBRA A PONTUAÇÃO DOS NOSSOS PRODUTOS ATRAVÉS DA ETIQUETA AMBIENTAL
As etiquetas atribuem a cada produto uma pontuação, desde a A até a E. Os produtos com nota "A" têm o impacto ambiental global mais baixo em comparação com os produtos com pontuação "E" que têm o impacto ambiental global mais alto.
Esta metodologia de etiquetas foi desenvolvida com a ajuda de 11 especialistas científicos independentes, toda a informação é também verificada pela Bureau Veritas Certification, um auditor independente reconhecido a nível mundial.
Para proporcionar aos nossos consumidores informação clara e útil, esta metologia de etiquetagem ambiental foi desenvolvida como uma ferramenta de comparação para produtos da mesma categoria dentro do Grupo L'Oréal. Por exemplo, um shampoo é comparado com outros shampoos do Grupo L'Oréal: os shampoos com uma pontuação "A" têm o impacto ambiental global mais baixo em comparação com os shampoos com uma pontuação "E", que têm o impacto ambiental global mais alto..
Pode encontrar informações adicionais na secção Impacto Social e Ambiental na página de produto, aqui pode encontrar detalhes sobre as condições de fabricação, embalagem e contribuição social de um produto. Também verificamos se as matérias-primas foram obtidas de forma sustentável ou através do programa de inclusão social do Grupo L'Oréal.
Não consegue escolher entre dois produtos? Use a pontuação de Impacto Social e Ambiental para ajudá-la a decidir. Descubra as nossas pontuações nas páginas de produto de cuidados de cabelo.
Saiba mais sobre o nosso compromisso de reduzir a pegada ambiental.
DESCUBRA A NOSSA METODOLOGIA
Esta metodologia de avaliação do impacto social e ambiental está em conformidade com as orientações europeias sobre a "Pegada Ambiental do Produto", cujo objectivo é reduzir o impacto ambiental de bens e serviços numa perspectiva multicritério. Os dados relativos à etiquetagem do impacto dos produtos são também verificados pelo Bureau Veritas Certification, um auditor independente reconhecido a nível mundial.
- Mais informação sobre a metodologia
- Aceda à declaração de verificação do Bureau Veritas aqui.
GLOSSÁRIO AMBIENTAL
PEGADA DE CARBONOA quantidade de emissões de gases de efeito estufa (CO2) libertadas durante o ciclo de vida de um produto, ou seja, durante a produção de ingredientes e embalagens, fabrico do produto, transporte, uso e a gestão de resíduos da sua embalagem. Sabia que? Conselho de Peritos ELVIVE |
PEGADA DE ÁGUAA quantidade de água usada durante o ciclo de vida de um produto, incluindo a água necessária para a produção de ingredientes e embalagens, a água necessária para a produção do produto na fábrica, a água gasta durante o uso do produto (exemplo: banho) e a água necessária para o tratamento de águas residuais. Sabia que? Conselho de Peritos ELVIVE |
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FÁBRICA ECO-RESPONSÁVELUma fábrica que, ano após ano, reduz as suas emissões de gases efeito de estufa (CO2), consumo de água, desperdício, e que contribui para o desenvolvimento de emprego local - principalmente para pessoas em situações económicas vulneráveis - e para o acesso dos seus empregados a formações. Sabia que? Ao dia de hoje 11 das nossas 26 fábricas são neutras em carbono. As fábricas de L'Oréal Paris comprometem-se a utilizar 100% de energia renovável até 2025, de modo que todas sejam neutras em carbono, e nós comprometemo-nos à transformação das nossas fábricas em fábricas Waterloop até 2030, o que significa que toda a água industrial retira-se, recicla-se e reutiliza-se num círculo. |
PAPEL OU CARTÃO CERTIFICADO PELO FSC™ OU PEFC*O papel ou cartão utilizado na embalagem do produto provém, exclusivamente, de florestas geridas de forma responsável, para proteger a biodiversidade, e são certificadas de forma independente pelo Forest Stewardship Council (FSC)*. Sabia que? *FSC™ (Forest Stewardship Council), PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) |
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MATERIAL RECICLADOMaterial produzido com outros materiais reciclados. Sabia que? Conselho de Peritos ELVIVE Em L'Oréal Paris Elvive estamos comprometidos com a luta contra os resíduos plásticos, por isso 100% de nossas embalagens de shampoo e amaciador* agora são feitas de plástico reciclado, economizando 6000 toneladas de plástico virgem que se criam a cada ano. Para um cabelo bonito hoje. Um planeta melhor amanhã. *Excluindo tampas, no entanto, estamos à procura de uma solução mais sustentável. |
RECICLÁVELComponentes que podem - onde a infraestrutura permitir - ser recolhidos e tratados por um processo industrial especial para dar origem a um novo material.* Sabia que? Conselho de Peritos ELVIVE |
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OS 4 PRINCIPÍOS DO PACTO GLOBAL DE DIREITO DOS TRABALHADORES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)Todos os fornecedores diretos de componentes de produtos ou ingredientes de L'Oréal Paris estão comprometidos a respeitar os princípios fundamentais dos valores laborais da ONU:
Sabia que? |
FORNECEDORES EMPENHADOS NA INCLUSÃO SOCIALFornecedores de ingredientes e embalagens que dão acesso a trabalho e a um salário a pessoas em comunidades sociais e/ou economicamente vulneráveis. Estes fornecedores apoiam pelo menos um Projeto de Solidariedade. Sabia que? |