L’ORÉAL FOR THE FUTURE 10 milhões de euros investidos em projetos ambientais de apoio às mulheres

Porque mulheres e raparigas são as vítimas número um das alterações climáticas, vamos investir 10 milhões de euros em projetos ambientais de redução de CO2 na atmosfera, para apoiar mulheres e raparigas localmente.

Conservação da Floresta do Jacundá, Brasil

Proteger a floresta amazónica e empoderar as comunidades locais

No Brasil, apoiamos a proteção de 95.000 hectares de floresta nativa para preservar a biodiversidade e estimular o uso sustentável dos recursos. Além de prevenir a emissão de gases de efeito estufa e melhorar a subsistência das comunidades locais, estamos a trabalhar para oferecer novas oportunidades para jovens e mulheres, por meio de programas de fornação. A nossa ambição é capacitar as mulheres para ocuparem cargos de liderança fora de casa.

Florestação Liugui, China

Plantação de árvores pela comunidade para converter terrenos baldios numa floresta próspera

Conhecida pelas suas paisagens selvagens e biodiversidade, a região de Karst no sul da China está ameaçada pela desertificação, em parte causada pela desflorestação. Em colaboração com as comunidades, o projeto visa plantar árvores nativas, sequestrar o C02 da atmosfera e promover o desenvolvimento sustentável. A população local, especialmente as mulheres, ter acesso a novos empregos e oportunidades de fornação. De todos os empregados a tempo inteiro, 65% são mulheres.

Agricultura de última geração, Bélgica e França

Solos saudáveis, ricos em biodiversidade, quintas lucrativas

Por meio de uma parceria inovadora entre agricultores e agrónomos, este projeto ajuda a transformar as práticas agrícolas em França e na Bélgica. Mais de 1.600 agricultores estão envolvidos. Novas técnicas regenerativas vão produzir alimentos nutritivos, preservar a qualidade do ar e a biodiversidade, melhorando o lucro da quinta.

Proteção da Floresta Kariba, Zimbabwe

Salvar florestas, proteger a vida selvagem e mudar vidas

Lançado em 2011, este ambicioso projeto africano evitou a emissão de mais de 3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano, evitando o desmatamento e a degradação da terra em cerca de 785.000 hectares. A pecuária e a horta comunitária também têm ajudado a melhorar os meios de subsistência das comunidades locais. Como um dos 70 projetos a serem verificados de acordo com os Padrões Adicionais de Clima, Comunidade e Biodiversidade, Kariba apoia a população local fornecendo acesso a programas de saúde, educação e fornação.É dada uma atenção especial à situação das mulheres. 50.000 mulheres tiveram os seus meios de subsistência melhorados, 53.000 beneficiaram com o acesso a melhores serviços de saúde e 13.000 mulheres entraram no nosso programa de educação. Os esforços continuarão nos próximos anos para permitir que mais mulheres se juntem à iniciativa.

Grande potencial de pequenas propriedades florestais, EUA

Fortalecer a subsistência de proprietários de florestas familiares

Este projeto pioneiro apoia proprietários de pequenas propriedades florestais, que anteriormente não tinham acesso a ferramentas, informações e recursos para administrar de forma sustentável nas suas florestas. Os proprietários de terras agora estão capacitados por meio do projeto para implementar práticas sustentáveis nas suas parcelas de terra, criando grandes impactos climáticos no nível da paisagem.

Paralelamente, esta missão visa empoderar as mulheres através de diversos meios, como
- Programas de formação,
- Cursos de certificação para jovens e mulheres empresárias,
- Restauração do cultivo de cacau (uma atividade desenvolvida principalmente por mulheres) danificadas por furacões,
- Promoção e defesa dos direitos das mulheres e crianças.