O mencionado; um tratamento reparador não é imediato e implica tempo, disciplina e perseverança, mas também podemos complementá-lo e dar-lhe um empurrão com as seguintes dicas especializadas:
● Lave o cabelo sempre com água morna e tente fazer o último enxaguamento com temperaturas mais baixas para selar a cutícula e evitar o cabelo frisado.
● Não precisa de espaçar as lavagens. Repare no seu cabelo e lave-o consoante as suas necessidades.
● A melhor forma de aplicar o shampoo é através de massagens – exercendo alguma pressão enquanto prossegue “desenhando” círculos – para ativar a microcirculação do couro cabeludo e melhorar a irrigação dos folículos pilosos.
● Deixe o condicionador atuar durante um pouco mais do que o indicado, sobretudo durante os primeiros dias.
● No mesmo banho, se ainda notar o seu cabelo muito frágil, desembarace-o diretamente com o condicionador aplicado. Faça-o com um pente com dentes largos que ajudará a distribuir o produto e, além disso, a desembaraçar o cabelo sem o danificar. Comece sempre pelas pontas, onde se acumulam mais nós.
● Tal como no caso do condicionador, durante os primeiros dias também pode deixar a máscara atuar durante mais tempo ou enrolar a cabeça com película aderente e criar um efeito “microclima” que potencie a sua penetração.
● Se tiver as pontas muito espigadas, utilize a máscara reparadora tipo leave-in, ou seja, sem enxaguar, para um desempenho mais prolongado e profundo. Apanhe o cabelo num coque não repuxado — este pormenor é importante — e durma com ele. Na manhã seguinte, enxague bem e siga a sua rotina de shampoo e condicionador.
● Para um tratamento para cabelo seco mais intenso, aconselhamos o ritual de quatro passos de reparação da gama Bond Repair da Elvive, um tratamento muito eficaz, porque, devido à sua composição, pode reparar a partir do interior graças à sua fórmula com ácido cítrico, uma das poucas moléculas suficientemente pequena que penetra no córtex capilar e repara a partir do interior.
● Seque o cabelo com toalhas de microfibra muito suavemente para não levantar a cutícula e desencadear o efeito frisado.
● Provavelmente consegue adivinhar as nossas advertências no que diz respeito à temperatura dos secadores e pranchas e, evidentemente, não é necessário dizer-lhe que tem de utilizar um protetor térmico de qualquer forma.
● Durante este período “difícil” para o seu cabelo, evite penteados repuxados e com acessórios.
● Por último, e se possível, durma com almofadas de cetim para evitar o efeito frisado. Soa muito snobe, mas as de algodão tiram a humidade do cabelo danificado.
Antes de chegar ao ponto de ter o cabelo muito seco e danificado e perguntar-se o que pode fazer desesperadamente e a hiperventilar, lembre-se de que mais vale prevenir que remediar e nunca se esqueça de cuidar do seu cabelo onde quer que esteja, mesmo de férias.
*Teste instrumental em shampoo+condicionador
**Teste instrumental shampoo+condicionador vs. shampoo clássico