O que é a fibra capilar | L’Oréal Paris

Fibra capilar: o que é?

Saberia identificá-la, conseguiria descrevê-la por alto — na melhor das hipóteses —, mas se lhe perguntarem: O que é a fibra capilar?, seria bastante difícil dar uma resposta exata. Identifica-se com este nível de conhecimento? Chegou o momento de assimilar mais informações sobre a fibra capilar e conhecer um tratamento que repõe a densidade capilar bastante inovador e ainda mais eficaz. Vamos começar!

Estrutura da fibra capilar

Podemos referir-nos à fibra capilar como um filamento piloso cilíndrico que parte do couro cabeludo e é composto por queratina, mas achamos que nos compreende muito melhor se lhe dissermos que é um cabelo. Um cabelo formado por um fio e uma raiz, a partir da qual recebe os nutrientes que precisa através dos vasos sanguíneos. Além disso, cada fibra capilar é composta por 3 camadas:

●  Cutícula (camada superficial): formada por inúmeras camadas planas amontoadas entre si como se fossem telhas. É a protetora da parte média do cabelo e também da hidratação. O seu estado depende do estado geral (e visível) de qualquer cabelo.

●  Córtex (camada intermédia): contém as células de melanina, responsáveis por conferir cor ao cabelo. Dentro dele também encontramos as pontes dissulfeto, responsáveis por dar forma e força ao cabelo.

●  Medula (camada interna): é constituída por células de queratina macia e não tem relação direta com a natureza ou as alterações ao longo do cabelo. 

O que é a fibra capilar | L’Oréal Paris

Sinais para identificar a fibra capilar danificada

É importante conhecer a estrutura da fibra capilar para identificar quando está danificada ou fraca, sinais que nos alertam para a necessidade de um produto que reponha a densidade capilar com urgência se queremos manter o nosso cabelo denso.  

●  Quebradiça. Ultimamente, nota a fibra capilar enfraquecida, menos elástica e que se parte muito ao meio.

●  Frisada, baça. Geralmente, em consequência da desidratação e do aumento da porosidade capilar.

●  Mais emaranhada do que o normal. Provocado, em grande parte, pela fraqueza e falta de corpo. Irá notar o seu cabelo como se estivesse com um ar cansado.

●  Pontas espigadas. Sem dúvida, um dos indicadores mais frequentes e mais evidente de que a fibra capilar está danificada, sem vida.

Outra informação relevante: as fibras capilares que requerem hidratação carecem de volume, movimento e flexibilidade, resultando num cabelo apagado e danificado. Como resolvê-lo? Muito fácil: com Bond Repair, um tratamento da L’Oréal Paris perfeito para ajudar a repor a densidade da fibra capilar. 

O que é a fibra capilar | L’Oréal Paris

O seu cabelo parece baço e sem vida? Nutra e repare a fibra capilar

Já sabe como é, uma fibra capilar danificada é sinónimo de um cabelo opaco, mate e sem vida. No entanto, esta situação é reversível se usarmos Bond Repair da L’Oréal Paris, um tratamento que repõe a densidade capilar graças à sua composição que repara a fibra capilar de dentro para fora. E isto graças à sua fórmula com ácido cítrico, da família dos alfa-hidroxiácidos (A.H.A.), uma das poucas moléculas suficientemente pequena que penetra no córtex capilar e repara onde outros não chegam. O resultado? Fibra capilar 98% mais forte e com menos quebra. 
O ritual de reparação Bond Repair consiste em quatro passos:

1.  Bond Repair Rescue Pré-shampoo. O primeiro passo para fortalecer a fibra capilar a partir do interior. Graças ao seu alto nível de ácido cítrico penetra até ao córtex e repara em profundidade. 

2.  Bond Repair Shampoo. Para uma lavagem suave e sem sulfatos.

3.  Bond Repair Condicionador. Maximiza a facilidade de desembaraçar e o cuidado da fibra capilar, ao mesmo tempo que aumenta as propriedades reparadoras.

4.  Bond Repair Sérum sem enxaguar. Com lípidos nutritivos, emolientes e polímeros nutritivos, protege o cabelo contra quebras. 

Lembre-se de que a fibra capilar é o nosso escudo protetor contra as agressões externas e também o rosto visível do nosso cabelo. Diga-nos que, agora que a compreende melhor, também irá cuidar dela como merece com Bond Repair, o ritual de quatro passos da L’Oréal Paris para fortalecer a fibra capilar a partir do interior.