O que são as pontes dissulfeto do cabelo | L’Oréal Paris

O que são as pontes dissulfeto e como ajudar a sua restauração no cabelo?

Hoje vamos recorrer a dados técnicos para lhe explicar o que são as pontes dissulfeto e qual a sua relação com um cabelo saudável, brilhante e cuidado. Talvez já tenha ouvido falar delas, mas provavelmente é a primeira vez que ouve o termo, por isso, preste atenção, porque todas as informações sobre o seu cabelo são poucas quando o objetivo é exibir um cabelo de fazer suspirar.

Comecemos por relembrar que o cabelo é composto por fibras capilares formadas por proteínas (queratina formada por aminoácidos) que formam cadeias longas que se mantêm alinhadas por hidrogénio, sal e pontes dissulfeto. Em termos gerais, as pontes dissulfeto servem para manter estas cadeias unidas e flexíveis, bem como proteger a estrutura capilar de torções. Também ajudam a estabilizar muitos polipeptídeos e proteínas, prevenindo quebras. Mas o que acontece quando as pontes dissulfeto se quebram? Perdem a capacidade de criar essas pontes, provocando o enfraquecimento do cabelo. Contamos-lhe como pode proteger as pontes dissulfeto com tratamentos de cuidados capilares como Bond Repair.

Como detetar no cabelo que estão danificadas

As pontes dissulfeto protegem mais o cabelo contra as quebras, por isso, quanto menos pontes houver, menos resistente será o cabelo. Ou, por outras palavras, mais frágil e quebradiço. Se o seu cabelo tiver sido submetido a tratamentos químicos (tais como colorações, descolorações ou permanentes) e notar que se quebra facilmente, está quebradiço e apagado, certamente deve-se ao facto de as pontes dissulfeto e a estrutura capilar estarem danificadas. Isto acontece quando uma proteína como a queratina entra em contacto com um agente químico que destrói as ligações entre os átomos que a compõem. Por sua vez, isso afeta a estrutura do cabelo e pode até mudar a forma do mesmo, ondulando o cabelo liso ou esticando os caracóis. Nestes casos, recuperar a saúde do cabelo é fundamental.
O que são as pontes dissulfeto do cabelo | L’Oréal Paris

Como reforçar a fibra capilar

Se notar o cabelo áspero, apagado, seco e sem vida, precisa de uma solução capilar urgentemente. A boa notícia é que na L’Oréal Paris existe a solução para selar a cutícula do cabelo, fortalecer a fibra capilar e recuperar a densidade capilar. O segredo está na hidratação e, para isso, propomos-lhe várias fórmulas para a combater de acordo com as suas necessidades. Escolha a sua ou combine-as para obter o seu cabelo 5 estrelas.
$name
1

Se o seu cabelo está seco, desidratado e apagado

Precisa de um estímulo de hidratação e propomos-lhe várias formas de o fazer. A primeira consiste na tecnologia Bonding de Bond Repair, um tratamento que repõe a densidade capilar graças à sua fórmula com ácido cítrico, da família dos alfa-hidroxiácidos (A.H.A.), uma das poucas moléculas suficientemente pequena que penetra no córtex capilar e repara as pontes dissulfeto. O resultado? Fibra capilar 98% mais forte e com menos quebra. 
Tip
2

Se o seu cabelo precisar de suavidade extra dos comprimentos às pontas.

Precisa de um estímulo de hidratação e propomos-lhe várias formas de o fazer. A primeira consiste na tecnologia Bonding de Bond Repair, um tratamento que repõe a densidade capilar graças à sua fórmula com ácido cítrico, da família dos alfa-hidroxiácidos (A.H.A.), uma das poucas moléculas suficientemente pequena que penetra no córtex capilar e repara as pontes dissulfeto. O resultado? Fibra capilar 98% mais forte e com menos quebra. 

A segunda consiste na gama para cabelo desidratado potenciada com ácido hialurónico Elvive Hidra Hialurónico, que proporciona hidratação e corpo ao seu cabelo, reparando a perda de densidade capilar e conferindo novamente um cabelo forte e com volume. Pode começar pelo shampoo Elvive Hidra Hialurónico para obter 72 horas de hidratação e continuar com o condicionador Hidra Hialurónico para reter a hidratação e hidratar o seu cabelo sem pesar. Duas ou três vezes por semana aplique a máscara de hidratação intensiva Elvive Hidra Hialurónico, dos comprimentos às pontas, para um cabelo 10 vezes mais hidratado durante 72 horas* e comece a notar a diferença. Para completar o tratamento, não se esqueça de pulverizar no cabelo seco ou molhado o sérum de preenchimento com 2% Elvive Hidra Hialurónico, para dar corpo e encher o seu cabelo de hidratação instantaneamente. 

Tip
3

Se o seu cabelo pintado estiver apagado e sem vida.

Se notar o seu cabelo áspero e estiver à procura de um efeito “cabelo aveludado”, recomendamos que experimente o Óleo Extraordinário Universal, enriquecido com extratos de óleos de flores e com uma textura não gordurosa que deixará o seu cabelo com um aspeto sublime, brilhante e mais suave. Também pode usá-lo para dar um toque final luminoso ao seu penteado. 
O que são as pontes dissulfeto do cabelo | L’Oréal Paris
Se o seu problema for a falta de brilho e quiser intensificar a cor e o brilho do cabelo pintado, aconselhamos-lhe dois dos melhores tratamentos capilares da L’Oréal Paris. O primeiro, o ritual de quatro passos Bond Repair, o tratamento perfeito para reparar as pontes dissulfeto quebradas do seu cabelo. O primeiro passo é Bond Repair Rescue Pré-shampoo que fortalece a fibra capilar a partir do interior; o segundo, o shampoo Bond Repair Shampoo para uma lavagem suave e sem sulfatos com 5% de complexo Bond Repair com ácido cítrico. Em terceiro lugar, o condicionador Bond Repair Condicionador para ajudar a desembaraçar o cabelo. Termine com o último passo desta rotina: o sérum Bond Repair Sérum sem enxaguar, com 20% de complexo Bond Repair com ácido cítrico, lípidos nutritivos e emolientes que poderá usar tanto no cabelo seco como molhado. O complexo Bond Repair, que inclui ácido cítrico microscópico e estrutura de tripé, penetra no córtex capilar reconstruindo onde outros não chegam, as pontes dissulfeto da fibra capilar quebradas a nível molecular.

Outra excelente ideia é Elvive Color Vive Magic Water, um revolucionário tratamento capilar da L’Oréal Paris com uma exclusiva tecnologia acídica que multiplica a intensidade da cor.