Há várias formas de o fazer, pode tentar com um cabelo, mas recomendamos que faça com uma madeixa para não ter de arrancar nenhum fio de cabelo. Com o cabelo limpo e húmido, escolha uma pequena madeixa com cerca de 3 mm de espessura (4 a 10 fios de cabelo) e, com os dedos, estique-a suavemente até ficar completamente estendida, não é necessário fazer força. Não queremos arrancar nenhum fio de cabelo! O importante é ver como o cabelo se comporta quando o estica.
Se se esticar entre 20% e 30% do seu comprimento (aproximadamente) e voltar à sua forma original sem qualquer problema, significa que o cabelo está equilibrado.
Em contrapartida, se a madeixa se esticar, mas não se contrair até à sua forma inicial, significa que há falta de proteínas. Por último, se notar que o cabelo não se estica, a sua elasticidade capilar é baixa: o seu cabelo está desidratado e a precisar de toneladas de hidratação. Pode conferi-la ao seu cabelo através de shampoos, máscaras e tratamentos que incluam ácido cítrico ou ácido hialurónico para o cabelo na sua fórmula.
Em caso de dúvidas, o teste de elasticidade de cabelo encaracolado é feito tal como no cabelo liso, a única coisa que deve ter em conta é que deve fazê-lo com o cabelo limpo, húmido e desembaraçado.