O colagénio e a firmeza da pele ao longo do tempo

Prestem todos atenção o colagénio é o material responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e se quiser preservar um visual jovem durante mais tempo, tem de entender os seus mecanismos ativos.

DICA
1

Então, o que é o colagénio?

O colagénio é uma proteína fibrosa que consiste em diversos aminoácidos. É sintetizado por células situadas na derme, chamadas fibroblastos. As fibras combinam-se numa rede que reforça os tecidos. Existem mais ou menos cinco tipos de colágeno, que representam 80% do tecido conjuntivo do organismo. Em paralelo, existem também fibras de elastina produzidas pelo organismo, que são responsáveis pela elasticidade.
DICA
2

O que acontece ao colagénio ao envelhecer?

A renovação do colagénio é constante, porque tem uma duração limitada. Algumas enzimas, chamadas colagenases, dividem as fibras em pequenos pedaços para as eliminar, substituindo-as por fibras novas. São as enzimas que regulam a renovação do colágeno ao enviar sinais celulares aos fibroblastos para os estimular a produzir mais. Este mecanismo autorregulado entre a produção de fibras e a segregação de células é muito sofisticado mas, ao longo dos anos, acaba por diminuir e desaparecer. A renovação diminui, as fibras perdem qualidade e a pele fica menos firme. Ora.
DICA
3

O que mais tem de saber?

A lenta perda de produção do colagénio é inevitável, mas é também importante saber que os raios UV influenciam as fibras e aceleram a degeneração dos tecidos de suporte da pele. Os cientistas reconhecem que a radiação é responsável por 70% do envelhecimento da pele. A isto deve-se a explosão dos cremes de dia, com filtros solares e compostos antipoluição.
DICA
4

Podemos compensar a redução de colagénio?

Os cremes cosméticos com ingredientes de colagénio podem ajudar. São normalmente pequenas moléculas ativas (procolágeno, colagénio marinho ou vegetal), que estimulam os fibroblastos para os encorajar a produzir mais e de melhor qualidade. Além disso, as injeções de ácido hialurónico, para reduzir rugas e preencher o rosto, substituem a perda de substância na pele e estimulam localmente os fibroblastos para segregar mais fibras de colagénio. Os tratamentos de fotorejuvenescimento no dermatologista, como massagens faciais, também estimulam os fibroblastos.
Saltar o(a) slider: Revitalift Laser

Complete a sua rotina

Com os restantes produtos da gama Revitalift Laser