Como descobrir o nível de pH da pele

Cada pele tem o seu nível específico de pH. Conhecer o valor de pH da pele é útil para escolher os devidos tratamentos de beleza. O que é o nível de pH da pele e como o podemos usar para ajustar a nossa rotina de beleza? Basta seguir o nosso guia simples!

DICA
1

O nível de pH da pele: o que é?

pH é abreviatura de "potencial de hidrogénio". É uma forma de medir os níveis de acidez em qualquer ambiente, produto ou na pele! Cada pele tem os seus níveis específicos de acidez, e por conseguinte um valor diferente de pH. Os valores de pH são medidos numa estala de 0 (mais ácido) a 14 (mais alcalino). Um valor de 7 significa pH neutro. Na pele, os valores variam entre 5,2 e 7. Ou seja, o nível de pH da nossa pele determina se temos uma pele seca, normal, oleosa ou mista. É também por esse motivo que temos de escolher cuidadosamente os produtos segundo o nosso tipo de pele. 
DICA
2

Os valores de pH da pele

Uma pele saudável tem um pH entre 4 e 6, ou seja, levemente ácido. Os produtos de beleza para pele normal são próprios para as peles nesta margem. A pele tem de ser ácida o suficiente para a proteger contra bactérias e manter a barreira protetora natural intacta. No entanto, os agressores externos podem danificar a camada hidrolipídica (ou seja, o manto ácido), acabando com o sincronismo do nível de pH, com consequências para a nossa pele. Por isso, uma pele seca significa um pH inferior a 6,5, possivelmente mais próximo de 4. Por isso, é extremamente ácida e precisa de nutrição avançada. A pele oleosa tem um nível de pH que excede os 6,5. É uma pele alcalina que precisa de mais ácido. 
DICA
3

Como ter atenção ao nível de pH da sua pele

Determinados fatores, como produtos alcalinos, tabaco, stress e álcool, danificam a camada hidrolipídica da pele, deixando-a seca, sensível e sujeita a manchas ou irritação. Para manter a barreira da pele intacta, devemos usar produtos com um valor de pH inferior a 7. Além de igualarem o nível de pele saudável, neutralizam as bactérias que podem ativar a resposta imune da pele, produzindo muito sebo. Se quiser medir os níveis de pH de um produto, as farmácias vendem faixas de teste pH com um código de cores. Se a cor assinalada estiver próxima do vermelho, significa que o seu produto é ácido e não alcalino.
DICA
4

Adaptar a rotina de beleza ao valor de pH da sua pele

Para evitar danificar a pele, temos de respeitar o seu valor de pH e recorrer a uma rotina de beleza adequada. Dito isto, qualquer que seja o valor de pH, é boa ideia evitar todos os produtos mais agressivos com um valor de pH alcalino e optar por tratamentos neutros em pH. Por isso, evite sabonete, gel de banho ou gel de rosto, porque vão mexer com o pH natural da sua pele. Em vez disso, opte por fórmulas baseadas em óleos, porque são suaves e têm um nível de pH compatível.
Saltar o(a) slider: Revitalift Laser

Complete a sua rotina

Com os restantes produtos da gama Revitalift Laser