Pele sensível: cuidados e produtos a adotar na sua rotina de beleza

Pele muito seca, manchas vermelhas nas maçãs do rosto, zonas com pruridos e pele com tendência a ficar muito quente? É a realidade de viver com uma pele sensível. Mas que rotina se deve adotar para recuperar uma pele suave, confortável e vibrante?

A pele sensível é especialmente intolerante, ou seja, reage muito mais do que as peles normais. Esta hiperreação pode causar uma sensação de cócegas, comichão ou calor na pele. A função de barreira da epiderme altera-se, promovendo a desidratação da pele e, particularmente, a penetração de agentes especialmente irritantes. Normalmente acompanhada de vermelhidão, a pele sensível reage bastante a luz solar, frio, mudanças de temperatura, sabão, stress e emoções. E, em muitos casos, aos produtos de beleza. É por isso que deve ter uma rotina de beleza específica…
DICA
1

Limpeza

Faça o que fizer, nunca ignore a fase de limpeza. Não só ajuda a eliminar toda a maquilhagem, também retira as impurezas, que se acumulam ao longo do dia (tabaco, poluição, suor) e noite. Utilize produtos de limpeza com uma textura mais macia: a pele sensível é mais adequada a um produto de limpeza de óleo, água micelar ou leite de limpeza. E tenha o cuidado de esfregar com suavidade para não irritar a pele.
DICA
2

Limpar o rosto

Para quem gosta de limpar o rosto após desmaquilhar, a nossa dica é evitar o sabonete tradicional, que pode danificar a camada hidrolipídica natural da pele, fazendo com que a pele fique repuxada. Pode também tentar exfoliar uma vez por semana com um exfoliante muito suave, de preferência enzimático (grãos ou esferas podem irritar a pele sensível). Se tiver uma pele muito reativa, ignore esta parte por completo!
DICA
3

Cuidados de pele diários

Tanto de manhã como à noite, o mais importante para a pele sensível é hidratá-la para ajudar a estabilizar a camada hidrolipídica, equilibrar as funções da pele e reduzir a sensação de desconforto. É boa ideia aplicar um sérum hidratante e nutritivo sob o creme de dia, para ajudar a nutrir bem a pele e acalmar a eventual vermelhidão. Depois, aplique um creme de dia hidratante adequado às necessidades da sua pele: antirrugas, antimanchas, iluminador, antifadiga… Isto ajuda a formar uma barreira de proteção contra agressores externos. Certifique-se também de que tem sempre consigo um creme de emergência com uma fórmula rica e nutritiva, para ajudar a aliviar a irritação ou vermelhidão de forma instantânea.

DICA
4

Maquilhagem

Em termos de maquilhagem, escolha produtos especialmente feitos para a pele sensível, que sejam não-oleosos, não comedogénicos e hipoalergénicos. Além disso, tente usar o mínimo de produtos para limitar o risco de reações. Para a base, fórmulas líquidas e cremosas são melhores, porque dão um pouco mais hidratação do que os pós, que secam mais. No blush, deve também optar por texturas cremosas ou líquidas para evitar a desidratação e o desconforto.

DICA
5

Cuidados de pele à noite

À noite, tem de aumentar a hidratação 10 vezes! Um creme com uma fórmula rica que serve de curativo para acalmar, suavizar e reparar a pele sensível que ficou enfraquecida com o passar do dia. Pode também aplicar uma máscara hidratante duas vezes por semana, o que ajudará a nutrir intensamente a epiderme e a aliviar a sensação de pele repuxada. Quando acordar, a pele estará calma, hidratada e confortável!
Saltar o(a) slider: Revitalift Laser

Complete a sua rotina

Com os restantes produtos da gama Revitalift Laser