Sono de beleza: A arte de uma boa noite de sono

O facto de dormirmos durante um terço das nossas vidas mostra como o sono é importante para nós. E, no entanto, muitos de nós acordamos com a sensação de nos sentirmos esgotados. Como podemos assegurar que os nossos corpos têm o sono tranquilo que merecem?

Um terço de nós queixa-se de falta de sono. Com base no facto de a maioria de nós necessitar de cerca de 8 horas de sono, as estatísticas mostram que a maioria dos britânicos passa apenas 6,8 horas por noite na Terra dos Sonhos. Por outras palavras, dormimos menos de uma hora todas as noites, o que perfaz uma noite inteira perdida no decorrer de uma semana. Bem-vinda ao Síndroma dos Fósforos nos Olhos! A boa notícia é que só precisamos de fazer algumas mudanças simples no nosso estilo de vida para conseguirmos o nosso indispensável sono de beleza.
DICA
1

Relaxe, descontraia, esqueça

O stress é o arqui-inimigo inimigo nº 1 do sono, por isso é hora de encontrar o nosso zen interior. O que é mais fácil de dizer do que fazer! Primeiro que tudo, precisamos de algum "tempo para mim", ou seja, um momento em que nos possamos desligar do mundo e apenas descontrair. Encostar-se com um livro, relaxar no banho, desfrutar de uma chávena de chá tranquila, ouvir música (relaxante!), mimar-se com uma máscara facial. Se o nosso corpo estiver relaxado, é mais fácil adormecermos. Quanto mais depressa adormecermos, melhor será a qualidade do sono! 
DICA
2

Adote uma rotina de sono antes de se deitar

Os nossos filhos seguem uma rotina definida (banho, jantar, história para dormir, etc.) e nós também o devíamos fazer. Quer seja um chá de ervas calmante, uma leitura rápida, uma sumptuosa sessão de limpeza, um duche/banho relaxante, manter a mesma rotina de sono é essencial. A repetição desta rotina todas as noites envia um sinal ao nosso cérebro. O cérebro compreende que estamos a preparar-nos para nos instalarmos para a noite e entrar em modo de sono.
DICA
3

Cumpra um horário de sono regular

Faça o seu melhor para manter o mesmo horário: ir dormir à mesma hora todas as noites e, o mais importante, levantar-se à mesma hora todas as manhãs. Ao manter esta rotina de sono, é mais fácil dormir e acordar. Obviamente, os fins-de-semana podem ser um pouco complicados! Mesmo assim, não se force a ficar acordado e aprenda a reconhecer os sinais de que o seu corpo precisa de descansar: olhos doridos, bocejos, pálpebras pesadas e outras formas de os nossos corpos reagirem quando já não aguentam mais.
DICA
4

Uma dieta equilibrada

O que comemos tem um impacto gigante na qualidade do nosso sono. Adote uma dieta rica em arroz, verduras e peixe, garantindo uma boa ingestão de magnésio durante o dia. Coma refeições leves à noite e evite ingerir açúcar e álcool. Sofrer de indigestão à noite é péssimo, por isso tente jantar pelo menos 3 horas antes de se deitar. E evite quaisquer estimulantes depois das 17 horas, tais como café, álcool, chá, cigarros, pois estes podem evitar que adormeçamos e fazer com que acordemos durante a noite. Dicas e truques para dormir
DICA
5

Mexa-se

O exercício regular traz inúmeros benefícios, um dos quais é o de proporcionar noites bem dormidas. O desporto ajuda-nos a livrar-nos do stress diário e a aumentar os nossos níveis de serotonina. Este poderoso neurotransmissor é o estabilizador de humor natural do nosso corpo. Por isso, calce os ténis e faça uma corrida de 20 minutos, encontre a paz interior com uma sessão de yoga ou tire os seus saltos altos preferidos e divirta-se numa aula de salsa.  Mas não exagere, senão vai acabar por se sentir ligada à corrente: uma sessão curta, 3 horas antes de se deitar, é o suficiente.
DICA
6

Desligue

Passar pelas brasas em frente à televisão ou ao Netwflix, enviar mensagens a toda a hora, ver o Facebook constantemente... A luz azul produzida pelos ecrãs digitais é um efeito prejudicial para o sono. Causa estragos na nossa melatonina, a hormona que controla os nossos ciclos de sono. Por isso, três horas antes de se deitar, comece a diminuir o brilho do seu ecrã e, por último, desligue-o. E mantenha-o desligado até à manhã seguinte!
DICA
7

Crie um ambiente confortável

Para ter uma boa noite de sono é importante que os nossos quartos sejam bem arejados, silenciosos e não demasiado quentes. Além disso, um colchão decente é essencial se não quiser passar a noite toda a virar-se. A nossa dica? Invista num colchão que não seja demasiado duro nem demasiado mole e mantenha a sua roupa de cama sempre limpa. Por último, opte por uma iluminação suave. Vai transformar o seu quarto num nicho indutor de sono e de sonhos.
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