Cuidados da pele: como calmar a pele irritada depois da depilação

Independentemente do método que utilize para eliminar os pelos indesejados, a sua pele sofrerá de algum modo. Surgem pequenas borbulhas, vermelhidão e ardor e a pele fica ultrassensível. Leia as nossas dicas para atenuar a irritação e acalmar rapidamente a pele sensível.

DICA
1

Sente o ardor?

Uma lâmina de depilação resseca a pele, uma máquina depiladora repuxa a pele, a cera fria ou quente ataca a pele... Seja qual for o método de depilação da sua preferência, a superfície da epiderme sofre bastante. Algumas horas ou, por vezes, alguns dias depois, a pele pode tornar-se seca e vermelha e ficar mais espessa, os poros ficam mais visíveis e aparecem borbulhas... Em suma, precisamos de acalmar e regenerar a película hidrolipídica da pele com cuidado, para conseguirmos obter o aspeto suave e livre de pelos que pretendemos.
DICA
2

Tratamentos calmantes

A regra de ouro para acalmar imediatamente a pele é arrefecê-la: a aplicação de frio acalmará a pele irritada, proporcionando alívio instantâneo. Por isso, após a depilação, pulverize as zonas afetadas com água fria ou aplique uma compressa fria. Em seguida, hidrate a pele com um produto rico em ingredientes calmantes. Os produtos com um efeito incrivelmente calmante contêm, por exemplo, óleo de amêndoas, aloe vera, camomila, óleo de jojoba ou água de rosas. Além disso, pondere a hipótese de utilizar pedra de alúmen, pois esta espécie de cristal é conhecida pelas suas propriedades antisséticas, além de poder acalmar a pele irritada.
DICA
3

Evite mais danos

Certifique-se de que dá tempo à sua pele para recuperar entre a última sessão de depilação e a seguinte. A melhor forma de o fazer é evitando produtos que contenham álcool (alguns tonificantes, por exemplo), que podem provocar uma sensação de ardor e ainda mais irritação. Aguarde alguns dias antes de utilizar um esfoliante (idealmente, deverá utilizá-lo antes da depilação). Além de tudo isto, evite a exposição solar, pelo menos, nas 24 horas seguintes à depilação.