Verdadeiro ou Falso: factos sobre a pele atópica

Alguma vez sofreu de pele seca, sensível e áspera com surtos ocasionais de eczema? Ter pele atópica é horrível! Porém, o que é que implica ter uma pele atópica? Eis um olhar mais atento sobre este problema de pele complexo, mas tratável.

DICA
1

A pele atópica é hereditária

Verdade: entre 50 e 70% das crianças com pele atópica têm um membro da família que também sofre com este problema. Há um risco acrescido se ambos os pais tiverem uma condição de pele atópica nas suas famílias.
DICA
2

A pele atópica desaparece com o início da puberdade

Falso: a dermatite atópica é crónica, com surtos de erupção que vão e vêm. Cada caso é um caso e não há provas relacionadas com a idade para indicar se, ou quando, irá desaparecer. Na maioria das vezes, a dermatite atópica desaparece durante a infância, mas noutros casos pode manter-se até à idade adulta.
DICA
3

A cortisona trata a pele atópica

Verdade: os dermocorticoides são um salva-vidas quando se trata de pele atópica e podem reduzir progressivamente a inflamação causada pelo eczema,. Mas deve seguir o conselho do seu médico de clínica geral: é essencial cumprir a dose correta e seguir à letra o plano de tratamento!
DICA
4

A dermatite atópica é contagiosa

Falso: a dermatite atópica é benigna e não contagiosa.
DICA
5

A pele atópica deve ser hidratada diaraiamente

Verdade: hidratar a pele de manhã e à noite é uma das melhores formas de suavizá-la! A pele atópica necessita de ser nutrida diariamente. Opte por cremes calmantes, hipoalergénicos, hidratantes. Os cremes à base de vaselina ou gordos funcionam na perfeição.
DICA
6

Não há problema em lavar a pele atópica com sabonete

Falso: A pele atópica detesta sabonete! Este irá irritar e descamar a sua pele. Procure géis de banho emolientes e com pH neutro que hidratam e acalmam imediatamente a pele.
DICA
7

A água hidrata a pele

Falso: lavagens frequentes e água quente podem prejudicar a pele, fazendo com que o eczema se torne insuportável. Sempre que tomamos um duche ou um banho, lavamos uma camada fina da nossa camada protetora hidrolipídica, pelo que devemos limitar os duches/banhos a uma vez por dia e usar apenas um sabonete ou gel emoliente específico para o eczema. E, ao sair, não esfregue a pele ao secar, uma vez que isso só irá provocar irritação e ardor na pele. Seque a pele suavemente, batendo levemente com uma toalha.
DICA
8

A esfoliação purifica a pele atópica

Verdadeiro e falso: a esfoliação elimina as células mortas e permite à pele respirar. Contudo, a pele atópica e ultrasensível! Portanto, aplique apenas esfoliantes suaves e de grão fino que não removam a barreira protetora da pele.
DICA
9

Limpar apenas com óleos ou loções

Verdade: os óleos e loções são produtos de limpeza suaves; evite lavar o seu rosto com água da torneira a todo o custo! As loções suavizam e hidratam, enquanto os óleos ricos em lípidos ajudam a regenerar a barreira natural da nossa pele.
DICA
10

Os fatores externos podem causar surtos

Verdade: o stress, a poluição, o fumo e as mudanças de temperatura podem todos prejudicar a nossa pele. Para além de nos deixarem a tez baça, podem agravar o eczema. Manter a pele protegida é fundamental! Comece de manhã por aplicar um creme rico e suavizante no rosto e corpo. Para maior proteção, aplique uma máscara facial nutritiva uma vez por semana.
Saltar o(a) slider: Related Products Filler

Rotina de Cuidados de Pele

Revitalift Filler