Rotina de pele: os cuidados com a pele do rosto

A melhor forma de obter a pele perfeita é ter uma boa rotina de beleza. Cuidar da nossa pele só quando nos apetece não nos ajudará a manter um brilho jovial!

DICA
1

Diariamente

Limpeza: limpe a pele todos os dias antes de se deitar, mesmo que só esteja a chegar a casa ao amanhecer. Esta é uma regra de ouro inquebrável se pretende ter uma pele formidável. A limpeza elimina a maquilhagem e as impurezas acumuladas ao longo do dia 
– sujidade, poluição, fumo, transpiração... Mais uma vez, é uma regra "inquebrável"! De manhã, pode limpar rapidamente a pele com água micelar, seguida de um spray de água termal.  Hidratação: hidratar a pele mantém-na flexível e confortável, ajudando a regenerar a sua película hidrolipídica 
– a barreira protetora que nos protege dos elementos. Além disso, é a melhor forma de travar o aparecimento de rugas! Cremes, séruns, loções, bálsamos, óleos 
– tem todo um leque de opções à escolha, mas estas não são a única forma de ajudarmos a nossa pele. Também temos de a hidratar a partir do interior, ao beber, pelo menos, 1,5 l de água e chás de frutas/ervas por dia.
DICA
2

Semanalmente

Aplique uma máscara facial: nutritiva, purificante, hidratante, desintoxicante, iluminadora, tonificante, anti-idade... As máscaras faciais surtem melhores efeitos se forem aplicadas com regularidade. Despertam a pele avermelhada e cansada, livram-se dos papos dos olhos, reduzem as olheiras, hidratam a pele ressequida e iluminam a tez baça num piscar de olhos. As máscaras faciais atuam ao impregnar o rosto com uma camada espessa de ingredientes ativos que podem ser absorvidos pela nossa pele.
DICA
3

Duas vezes por mês

Exfolie a pele do rosto: as exfoliações faciais iluminam a tez, uniformizam o tom de pele e desobstruem os poros. Também eliminam as células mortas, permitindo que a pele respire. Deixam brilhante e resplandecente a pele que estava baça e amarelada. Sabe qual é o bónus? A exfoliação estimula a circulação sanguínea, o que auxilia a regeneração celular e a absorção dos ingredientes ativos contidos nos tratamentos de cuidados da pele que aplicamos.
DICA
4

Mensalmente

Limpe o seu kit de maquilhagem: os pincéis de sombras de olhos, as esponjas de base e os pincéis de pó solto acumulam muitas bactérias. Isto pode resultar em poros obstruídos, brilho indesejado, manchas vermelhas e acne. Idealmente, devemos limpar o nosso kit após cada utilização. No entanto, esta tarefa ocupa muito tempo, pelo que será suficiente fazê-lo uma vez por mês: coloque os pincéis, as esponjas e outros materiais numa taça com água morna e shampoo ou sabão suave, sem deixar molhar os cabos. Seque-os suavemente com material absorvente, na horizontal para não danificar as cerdas. 
DICA
5

Duas vezes por ano

Verifique as datas de validade para consumo: a cada três meses, verifique as datas de validade para consumo dos seus produtos de cuidados da pele. Estas datas indicam quanto tempo temos para utilizar os produtos após a sua abertura. Os cosméticos são como os alimentos: não se mantêm frescos para sempre! Todos os cosméticos e produtos de cuidados da pele apresentam uma data de validade para consumo. Em rigor, não precisa de os deitar fora assim que atingirem essa data, mas lembre-se de que podem não ser tão eficazes.
DICA
6

Duas vezes por ano

Altere a sua rotina de beleza: não devemos utilizar no verão os mesmos produtos que utilizamos no inverno! Por isso, adote uma rotina de beleza sazonal, a cada seis meses. No verão, aplique cremes de dia leves com FPS e não nutra a sua pele em demasia à noite, para que possa hidratar-se naturalmente. É altura de guardar os séruns e cremes de noite na gaveta! O inverno é severo para a nossa pele. O tempo frio e húmido e as mudanças de temperatura criam a necessidade de proteger e suavizar a pele. Opte por cremes, bálsamos e séruns ricos em ingredientes hidratantes que impeçam que a pele fique ressequida e que estimulem a película hidrolipídica.
TIP
0

Anualmente

Verifique os seus sinais: é essencial manter os sinais sob controlo. Pode parecer trivial, mas é a melhor forma de detetar os primeiros indícios de cancro da pele. Por isso, não descarte esta ideia, pois 90% dos casos de cancro de pele podem ser tratados com sucesso se forem diagnosticados a tempo. Veja com atenção o rosto, o couro cabeludo, as mãos, os braços, o tronco, as costas, as pernas, os pés... Além disso, consulte um especialista uma vez por ano antes de iniciar a exposição solar, para poder detetar possíveis sinais duvidosos.