Stress: os sintomas na pele

Dias longos, um estilo de vida frenético, dramas inesperados... Tudo isto são fatores que nos deixam no limite. A nossa pele é das primeiras coisas a mostrar sinais.

A nossa pele e o sistema nervoso provêm do mesmo tecido embrionário: a ectoderme. Temos agora o conhecimento de que esta é particularmente sensível às hormonas do stress, pois está repleta de terminações nervosas e recetores neurotransmissores. A ansiedade, o stress, a raiva e a fadiga refletem-se de imediato na nossa pele.
DICA
1

A curto prazo, o stress provoca pele seca e borbulhas

Quando está sob stress, todo o corpo entra em alerta vermelho. Perante uma ameaça, as nossas hormonas bombeiam energia e oxigénio para os músculos, o coração e os pulmões, para que o nosso corpo consiga reagir rapidamente. É aqui que reside o problema. A pele, que não é um órgão vital, sofre as consequências desta ação biológica. A sua irrigação sanguínea começa a ser fraca e a subsequente falta de sangue suficiente confere-lhe um aspeto pálido. Além disso, acumula-se a adrenalina e aumenta a produção de transpiração. Esta falta de oxigénio, hidratação e nutrientes resulta no desaceleramento do metabolismo. A nossa pele torna-se seca e sensível e dá comichão. Na tentativa de se proteger, a pele segrega sebo que obstrui os poros, o que gera o aparecimento de imperfeições. Outras partes do corpo poderão passar pelo aparecimento de eczema.
DICA
2

A longo prazo, a pele envelhece prematuramente

Ao longo do tempo, a produção intensa e repetitiva destas hormonas diminui a produção de colagénio na derme. Também aumenta a presença de radicais livres que atacam as fibras de suporte da pele através de um processo chamado oxigenação. A pele fica menos flexível, perde vigor e depara-se com o aparecimento de manchas de pigmentação. As rugas também são provocadas pelas expressões faciais relacionadas com o stress, sendo as rugas da testa um exemplo comum. Já se comprovou cientificamente que o stress crónico pode envelhecer-nos em dez anos, motivo suficiente para querermos reservar tempo para descontrair! 

Solução de rotina de beleza: cuidar de si com tratamentos que acalmarão a sua pele altamente sensível e, também, descansarão a mente. De manhã, aplique um hidratante anti-imperfeições, antirrugas, anti-idade ou iluminador. Aplique-o com leves movimentos circulares para estimular a circulação, que é muito importante. À noite, não se esqueça de limpar profundamente a pele para eliminar qualquer excesso de sebo provocado pelo stress. Uma esfoliação facial suave também fará maravilhas! Termine com um sérum para reduzir as rugas de expressão e, à noite, aplique um bálsamo, um leite ou uma loção com efeito nutritivo. Vamos, não se contenha a mimar-se!