Os restauradores capilares podem ser a tua solução
É de Homem!
Os restauradores capilares podem ser a tua solução

Cada vez mais aparecem produtos para a restauração capilar com a promessa de conseguir combater a queda de cabelo. Mas o que é que eles realmente contêm (a mais) comparativamente ao seu cabelo.




A queda de cabelo não é uma coisa que afete apenas os homens



O desejo de um cabelo espesso diz tanto respeito ao homem como à mulher. Mas qual é a causa da queda de cabelo?

Antes de recorrer a um produto de crescimento, deve-se, em primeiro lugar, analisar a causa do seu aparecimento. A perda de 50-100 cabelos por dia é completamente normal e não constitui qualquer motivo de preocupação. Mas se, por acaso, exceder esses valores, a ida a um dermatologista será uma boa opção. Em muitos destes casos, a causa reside numa predisposição genética. Devido a um desequilíbrio hormonal, as células das raízes sensíveis do cabelo são atacadas, acabando por morrer. O que faz exatamente um tratamento de restauração capilar?




Nem todos os tratamentos de restauração capilar são iguais



Existem em vários estados físicos, como comprimidos, loções para o cabelo, condicionadores, shampoos e tinturas. No entanto, até hoje, apenas duas substâncias aparentaram ser promissoras: minoxidil e finasterida.




A descoberta casual do minoxidil como tratamento de restauração capilar.



Na verdade, era utilizado como medicamento contra a hipertensão mas um dos seus efeitos secundários acabou por revelar-se bem mais eficaz na restauração capilar. As causas principais ainda continuam por ser descobertas. Os cientistas presumem que esta substância estimula a circulação sanguínea das células do cabelo, aumentando assim a sua produção. Para obter resultados visíveis através do restaurador capilar, é necessária uma aplicação a longo prazo.




Restauradores capilares que contenham finasterida são um sucesso.



A outra substância promissora no que diz respeito a tratamentos de restauração capilar é a 'finasterida', uma vez que impede a transformação da hormona testosterona em dihidrotestosterona, que, por sua vez, danifica as raízes do cabelo. A perda de cabelo pode ser assim minimizada. Mas, para resultados duradouros, é necessária a aplicação contínua do restaurador capilar.




Substâncias estimulantes como suplemento para crescimento capilar



Enquanto os tratamentos de restauração capilar que contêm finasterida e minoxidil requerem uma receita médica, existem nas farmácias muitos outros produtos à disposição que se fazem passar por “tratamentos de restauração capilar”. O seu efeito até hoje é questionável mas a sua utilização como suplemento dos tratamentos de restauração capilar pode até ser benéfico.

Quanto aos produtos estimulantes, trata-se geralmente de cafeína e estrogénio, cuja função é regular o excesso de hormonas masculinas. A cafeína tem um efeito estimulante. Ao aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, melhora o fornecimento de nutrientes às raízes do cabelo.



Está provado que:

Com ou sem restauradores capilares, quem se preocupa com a queda de cabelo deverá em primeiro lugar consultar o seu médico de família.

Voltar
É DE HOMEM!