Porque você merece saber tudo sobre Pele

Ácido hialurónico: um ingrediente naturalmente presente na pele

Ácido hialurónico: um ingrediente naturalmente presente na pele
Cuidados de Pele
Ácido hialurónico: um ingrediente naturalmente presente na pele

O ácido hialurónico desempenha uma função crucial para a pele e para a sua juventude. O currículo de beleza deste ingrediente naturalmente presente na pele é impressionante pois, além das suas capacidades hidratantes, é um componente essencial para a harmonia dos volumes do rosto.

Está a gerar bastante entusiasmo: toda a gente está a falar dele como sendo a arma secreta para um rosto harmonioso. Mas poucos sabem que o ácido hialurónico não é apenas um parceiro para a qualidade da pele.


Ácido hialurónico: o aliado da pele para repor a hidratação

O papel do ácido hialurónico é essencial para a atividade biológica da pele, sendo um elemento fundamental para a qualidade da derme e da epiderme. Confere à pele um tecido de sustentação. A sua estrutura, capaz de unir moléculas de água em grandes quantidades, permite uma hidratação intensa dos tecidos.


A função do ácido hialurónico na epiderme

Além da hidratação intensa que proporciona, o ácido hialurónico, assume também um papel na nutrição da epiderme, onde se realizam as trocas celulares. Regula a vitalidade celular, promovendo o ciclo de renovação natural da pele e a especialização celular, assim como a sua capacidade de autodestruição derivada da alta probabilidade de ocorrência de danos (este fenómeno protetor designa-se por apoptose).


A função do ácido hialurónico na derme

Além da sua função de gel estruturante, o ácido hialurónico promove a síntese de colagénio e as interações celulares porque cria condições para as células que envolve possam atrair os açúcares e outros nutrientes que transportam consigo.


Ácido hialurónico: o principal elemento na redensificação cutânea

Esta molécula encontra-se naturalmente presente na pele e o corpo continua a produzi-la. Graças às suas capacidades viscoelásticas, o ácido hialurónico desempenha um papel de matriz de suporte, como um gel aquoso que envolve as células, assim como as fibras de colagénio que estruturam a nossa pele. Cria ligações nos espaços livres entre as células da derme para conferir à pele a sua densidade. Frágil e agredida constantemente por fatores internos e externos, a pele, ao envelhecer, deixa de ser capaz de manter o seu ciclo de vida e o equilíbrio das quantidades de ácido hialurónico sintetizado versus deteriorado e desestabilizado. No princípio, a pele perde a sua capacidade de hidratação natural, os sinais de fadiga ficam mais acentuados, as rugas surgem gradualmente, acabando por se fixarem, a pele perde firmeza e a forma oval do rosto fica descaída.


Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais