COMPREENDER A PELE SECA

COMPREENDER A PELE SECA
Cuidados de Pele
COMPREENDER A PELE SECA

Nos dados dos Censos da Pele de L’Oréal Paris descobrimos que grande parte das portuguesas não sabe identificar o seu tipo de pele, logo não sabe como tratar a sua pele, logo não se está a tratar de forma adequada.

Achámos por bem, já que no mês de Novembro nos debruçamos sobre como preparar a pele do rosto para as estações frias, falar um pouco da pele seca.



Como identificar a pele seca?

A sua pele é seca se quando acaba de limpar a sua pele, a sente repuxar. A pele seca é no fundo a pele extremamente desidratada, que numa fase de secura incial pode causar uma sensação de pele a repuxar, mas que pode evoluir para se apresentar seca ao toque e posteriormente pode apresentar escamação, e pequenas fissuras.



Como travar o avanço da pele seca?

O ideal para travar os avanços da pele seca é estabelecer uma rotina de hidratação muito rica. Beba água, limpe a pele do seu rosto com um leite de limpeza nutritivo, evite banhos longos de água muito quente, não se esqueça de hidratar a pele logo após o seu contacto com água ou qualquer produto de limpeza. Evite o álcoól, mas evite também ambientes secos, ares condicionados ou exposições muito prolongadas a massas de ar frio. Caso seja nessas condições que trabalha, beba muita água e leve o seu crème hidratante na mala, para repetir a hidratação sempre que necessário. Opte por cremes densos ricos em óleos essenciais e notas hidratantes de longa duração. Potencie tudo à noite com a aplicação de um crème mais denso, indicado para peles secas a muito secas. E seja paciente para aguentar pelo menos três meses até ver os primeiros resultados, uma vez que a pele seca é bastante resistente à fixação da hidratação.



A minha pele seca mais no Inverno…

É uma das características das estações frias, a desidratação da pele. Não desespere! Aposte na prevenção! Há muitas formas de combater o problema e de se relacionar com a pele seca sem que isso seja um drama!

Beba muita água e esteja atenta aos primeiros sinais de pele seca.
Tente evitar que esses primeiros sinais apareçam e comece por alternar as suas rotinas de limpeza de pele entre tónicos e leites de limpeza, por exemplo. Alterne também entre cremes de formulas mais ou menos ricas, consoante as necessidades que consegue interpretar da sua pele.
Hidrate bem os lábios e as zonas mais sensíveis do seu rosto para evitar que a pele abra fissuras causadas pelo frio. Limpe a pele do seu rosto de forma suave, com pancadinhas muito ligeiras, quase aconchegos, da toalha, em vez de esfregar.



Mas eu tenho pele seca, não sensível!

Desengane-se quem achar que pele seca não é sensível! Por ser muito sensível é que devemos tratar a pele seca com muito cuidado e delicadeza. Adopte gestos mais suaves para o cuidado da sua pele, quer quando a limpa, quer quando a hidrata. Seja cautelosa na hora de escolher um hidratante e pense que tudo o que fizer agora, se reflecte a longo prazo. Pense também que a pele seca tem tendência a criar rugas mais rapidamente, por isso aposte na hidratação, que é, como já referimos variadíssimas vezes, a chave de uma pele saudável e luminosa!



Já falámos sobre alguns cremes que ajudam a prevenir a pele seca e que podem encontrar aqui e aqui.


Por: Maria Capaz

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais