Porque você merece saber tudo sobre Pele

Preparar a pele para o inverno

Preparar a pele para o inverno
Cuidados de Pele
Preparar a pele para o inverno

Durante as estações frias, a nossa pele precisa ainda de mais cuidados que nas estações quentes, e se nos temos preocupado em aconselhá-la a encontrar uma forma natural, rápida e orgânica de integrar os cuidados básicos essenciais à manutenção de uma pele visivelmente saudável no Verão, porque não faze-lo também no Inverno?

Juntámos alguns conselhos úteis, práticos e que passam pela mesma ideia de organicidade que temos vindo a explorar, para que os gestos de cuidado da sua pele durante as estações frias sejam tão importantes como nas estações quentes.

1. HIDRATE-SE! E não é sócom cremes! Durante o Inverno, devido ao frio e ao decréscimo da sensação de sede, muita gente deixa de beber a quantidade de água recomendada por dia (1,5L) e esse é um erro crasso. É extremamente importante que não deixemos de beber água em nenhuma altura do ano, muito menos durante as estações frias, porque estas são as mais agressivas para a nossa pele. Hidratar desde dentro. Lembre-se: beba água em óptimas quantidades. E chá. E sumos de frutos. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, porque o álcoól desidrata.

2. OBSERVE O REINO ANIMAL! Já pensou que durante as estações frias há uma série de animais que hibernam? E que as frutas e os legumes também são outros com cores e propriedades mais intensas e fortes? Que as árvos estão despidas? Nós, seres humanos, como animais racionais que somos, não hibernamos, porem deveríamos inspirar-nos mais na natureza durante esta altura do ano e adaptar os nossos hábitos àquilo que a natureza nos dá. Se esquecermos que as estufas nos permitem comer diospiros em Maio e pensarmos em como a natureza é inteligente ao preparar um festim de alimentos ricos em gorduras saudáveis para esta altura do ano, estamos a pensar correctamente. Adapte os seus hábitos e a sua dieta às estações frias e opte por uma dieta ricae variada; consuma mais gorduras saudáveis, mais citrinos, mais lacticínios e mais peixe e marisco. Uma dieta saudável é a chave de uma pele fantástica, porque tudo se faz de dentro para fora.

3. SEJA FELIZ NAS MANTINHAS! No Inverno o pijama torna-se o coordenado rei por excelência, especialmente quando combinado com mantas quentinhas e um écran cheio de boa ficção, verdade? Aproveite que passa mais tempo em casa, num ambiente controlado e livre das impurezas a que a sua pele está exposta ao longo do dia, e cuide-a. Mude do tónico ou da água micelar para um leite de limpeza hidratante na hora de limpar a pele e hidrate-a com cremes ricos de texturas mais consistentes. E claro, aproveite para fazer isso assim que chega a casa, pois a pele pode descansar em media mais duas a três horas que nas estações quentes, e isso é ouro no que diz respeito ao combate às rugas, por exemplo! Exfolie a sua pelee use creme-máscaras para hidratar intensamente. E sente-se no sofa, com as mantinhas e o écran a desfrutar a dádiva que é poder cuidar de si!

4. DURMA MAIS AQUELES 5 MINUTOS! Sabe quando não apetece saltar da cama? Pois nós temos a solução ideal para viabilizar esse seu desejo, que no Inverno é mais latente: nas estações frias, o melhor para a pele são duches rápidos com água tépida! E faz sentido, porque a água quente é das piores coisas para a pele, especialmente a exposição prolongada num duche de dez minutos ou num banho de imersão. O melhor é ser rápida e objectiva na hora do banho. O calor desiderata muitíssimo a pele, pelo que, depois do seu duche rápido, não se esqueça de a hidratar em profundidade. Passe água fria pela cara para fechar os poros antes de aplicar o seu crème hidratante. A agua fria potencia a tensão e elasticidade dos músculos e da pele, não se esqueça!

5. PROTEJA-SE MUITO! Se pensa que no Inverno o sol é muito seu amigo, desengane-se e volte a pôr em cima da bancada dos cremes o seu filtro solar. No Inverno o sol é ainda mais agressivo que no Verão, pois é arremessado a toque de vento frio. É muito importante continuar a proteger-se dos raios de sol nas estações frias e não negligenciar uma boa protecção.

6. FAÇA DESPORTO! De todas as vantagens que o desporto tem para si e para a sua saúde, no Inverno o desporto é provavelmente um dos factores que mais contribui para o combate à preguiça sazonal, à falta de vontade de fazer coisas e de se manter activa. Manter-se activa apenas a trabalhar não conta, por isso pratique uma modalidade que lhe permita activar a circulação sanguínea, queimar as calorias extra que ingere para ter uma pele fantástica e aumentar os níveis daquelas coisas com nomes estranhos que funcionam como pílulas de felicidade instantânea. Meia hora diária e vai ver como isso se reflecte na sua pele. Se achar que não tem tempo para incluir o desporto na sua agenda, saia duas estações de metro antes da paragem que fica mesmo à porta do trabalho e pratique a caminhada de salto alto, porque também é muito útil. O importante é mesmo manter-se activa e pensar na lógica de continuidade: isto fará milagres por si na altura de se preparar para o Verão, lá para Março.

Todos estes passos livres para conseguir uma pele fantástica podem começar a ser dados agora mesmo. De que é que está à espera? Ame a sua pele de dentro para fora!


Por: Maria Capaz

Voltar
Beauty Secrets
Top Tutoriais
Ver todos os tutoriais